Mick Jagger celebra 70 anos na próxima sexta-feira. O cantor assinala o seu aniversário uma semana depois da banda inglesa encerrar os concertos dos 50 anos dos Rolling Stones, no Hyde Park, Londres.
Corpo do artigo
Michael Philip Jagger nasceu a 26 de julho de 1943, no seio de uma família da classe média. Antes de tornar vocalista de uma das bandas de rock n'roll que marcou a história da música, Mick Jagger tentou a sua sorte na Escola de Economia de Londres, mas a paixão pela música falou mais alto e acabou por desistir dos estudos em 1963. A partir desse ano começou a dedicar-se à banda promissora que tinha criado ao lado de Keith Richards.
Amigos de infância, Mick Jagger e Keith Richards só se tinham reencontrado no início dos anos 60, em plena fase de adolescência. O reencontro aconteceu numa estação de comboios e nesse mesmo dia Jagger mostrou ao amigo uns discos de blues que trazia consigo debaixo do braço. Dois anos mais tarde, criaram os Rolling Stones. O sucesso foi evidente e a parceria Jagger/Richards foi considerada uma das mais produtivas da história do rock.
Mas a dupla nem sempre funcionou bem. A relação entre os co-fundadores da banda foi marcada por vários conflitos e crises, entre elas a morte do guitarrista Brian Jones e as muitas relações que fizeram parte da vida de "playboy" de Jagger. Nomes como Marianne Faithfull e Anita Pallenberg estão associados à vida pessoal do artista. Dos relacionamentos que manteve ao longo dos anos nasceram sete filhos, de quatro mulheres diferentes. Problemas mais sérios como o excesso de drogas também fazem parte da biografia do músico.
Além da música, a carreira de Jagger levou-o às telas do cinema, onde foi ator esporádico em filmes como "Ned Kelly", "Performance" e "Bent". Em 1975, chegou mesmo a ser pintado por Andy Warhol, o conhecido artista de pop art.
Quando os Rolling Stones contavam com 20 ano, Mick Jagger decidiu lançar-se numa carreira a solo. Estreou-se com "She's the boss", que apesar de arrecadar o disco de Prata, não conseguiu superar o sucesso da banda.
A colaboração com artistas como Tina Turner, David Bowie, Ry Coller, Lenny Kravitz e Pete Townshed também marcam a sua discografia. Em 2011, ao lado de artistas como Damian Marlery, Joss Stone, Dave Stewart e A. R. Rahman, integrou o projeto SuperHeavy, que tenta escrever "músicas que tenham um significado".
Reconhecido, até mesmo por outras bandas, pela sua pose felina e dança frenética, Jagger foi homenageado, em 2011, pelo êxito "Moves like Jagger" da banda norte-americana Maroon 5.
Atualmente, o vocalista britânico dos Rolling Stones tem uma fortuna avaliada em 232 milhões de euros e uma condecoração de Sir, atribuída pela rainha Isabel II. Ao celebrar o seu 70º aniversário, junta-se a outros nomes da música rock com a mesma idade, como Paul McCartney, dos Beatles e Brian Wilson, fundador dos Beach Boys. Keith Richards chega à casa dos 70 anos em dezembro.