A atriz Lauren Bacall morreu na terça-feira, aos 89 anos."É com profunda tristeza, mas apesar de tudo, com grande gratidão pela sua vida incrível, que nós confirmamos a morte de Lauren Bacall", refere uma mensagem colocada na conta de Twitter da família do ator Humphrey Bogart, @HumphreyBogart, com quem foi casada.
Corpo do artigo
A intérprete sofreu na manhã de terça-feira um "acidente vascular cerebral", segundo a página de informação dedicada aos famosos TMZ, citadas pelas agências EFE e AFP.
Nascida a 16 de setembro de 1924, em Nova Iorque, Betty Joan Perske, de seu nome verdadeiro, foi a única filha de um casal de imigrantes judeus romeno-polacos, da família do ex-presidente de Israel, Shimon Peres.
Lauren Bacall estreou-se no cinema pela mão de Bogart, quando tinha 19 anos em "To Have and Have Not" (1944) e tornou-se o seu par dentro e fora dos ecrãs, tendo contraído matrimónio com o ator em 1945.
Durante os anos em que esteve casada com Bogart -- até à morte deste em 1957 -- rodou com o ator The Big Sleep" (1946), "Dark Passage" (1947) e "Key Largo" (1948).
A carreira cinematográfica de Lauren Bacall inclui os filmes "Young Man with a Horn" (1950), com Kirk Douglas e Doris Day, "How to Marry a Millionaire" (1953), com Marilyn Monroe e Betty Grable e "Murder on the Orient Express" (1974).
Bacall coprotagonizou várias películas com John Wayne e contracenou com muitos dos galãs da época como James Stewart, Rock Hudson, Gary Cooper, Gregory Peck, Tony Curtis e Paul Newman.
O seu último filme foi "Ernest & Celestine", uma animação estreada em 2012, na qual dava voz a uma personagem.
A atriz, que teve três filhos, casou-se com Jason Robards em 1961, de quem se divorciou em 1969.
Lauren Bacall foi galardoada em 1997 com um Globo de Ouro como melhor atriz secundária pelo filme "The Mirror Has Two Faces", e ao longo da sua carreira recebeu dois prémios Tony de teatro e o "Premio Donostia" do Festival de San Sebastian (1982).
Em 1998, a atriz foi convidada de honra da nona edição do Festival Internacional de Cinema de Tróia, onde foi homenageada com um Golfinho de Ouro -- máximo galardão do certame -- pela sua carreira. No âmbito da mesma visita a Portugal, Lauren Bacall foi homenageada pela Câmara Municipal de Grândola, e pela Cinemateca Portuguesa.