A 39ª edição de um dos mais importantes festivais de jazz portugueses começa já nesta quinta-feira. Até 6 de agosto, há dezena e meia de concertos para ver.
Corpo do artigo
Começa esta quinta e prolonga-se pelos próximos dez dias o festival Jazz em Agosto. na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
A edição deste ano é composta por 15 concertos e conta com a presença de algumas das mais relevantes figuras do jazz atual, mas também grupos fortemente influenciados pelo transe de origem africana, reunindo em palco músicos de diversas origens e geografias.
O grupo Eve Risser’s Red Desert Orchestra, cujo álbum de estreia, “Eurythmia”, foi editado no ano passado, e que junta músicos europeus e africanos, abre a 39.ª edição.
Os destaques passam pela atuação da Natural Information Society, marcada para sábado. A guitarrista norueguesa Hedvig Mollestad apresenta, no domingo, uma nova composição que expande as fronteiras entre o jazz e o rock.
A programação do Jazz em Agosto inclui ainda atuações do baterista João Lencastre, em quarteto, dos The Attic, que juntam Rodrigo Amado, Gonçalo Almeida e Onno Govaert e da Supersonic Orchestra, do baterista e compositor Gard Nilsen, que encerra o festival.