"Avatar", de James Cameron, e "Estado de guerra", de Kathryn Bigelow, são os filmes favoritos na corrida aos Óscares 2010, com nove nomeações cada, anunciou hoje, terça-feira, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.Conheça as nomeações nas principais categorias.
Corpo do artigo
A fantasia de ficção científica de James Cameron e o "thriller" sobre a guerra no Iraque de Kathryn Bigelow estão nomeados em duas das mais cobiçadas categorias dos Óscares: melhor filme e melhor realizador.
James Cameron e a ex-mulher Kathryn Bigelow têm recolhido alguns prémios desde finais de 2009. "Avatar" foi premiado nos Globos e Ouro e "Estado de guerra" valeu a Bigelow o reconhecimento de melhor realizadora pelos seus pares, pela Director´s Guild of America.
Doze anos depois de ter arrebatado onze Óscares com "Titanic", James Cameron volta a dominar os Óscares com um filme sobre a luta pela sobrevivência do povo Na´vi, do planeta Pandora, e que está ainda nomeado em categorias técnicas, como fotografia, montagem, banda sonora e efeitos visuais.
O elenco, por conta de nomes como Sigourney Weaver, Sam Worthington e Zoe Saldana, ficou de fora.
Já "Estado de guerra", de Kathryn Bigelow está ainda nomeado em categorias como melhor argumento original, fotografia, banda sonora e montagem.
Até hoje, nenhuma mulher conseguiu vencer um Óscar de melhor realização.
Pela primeira vez em mais de 60 anos, a organização dos Óscares decidiu alargar o número de nomeados na categoria de melhor filme de cinco para dez filmes.
Além de "Avatar" e "Estado de guerra", estão ainda nomeados "Distrito 9", a animação "Up - Altamente", "Sacanas sem lei", "Blind side", "Nas nuvens", "An Education", "Precious" e "A serious man".
Para melhor realização foram selecionados James Cameron, Kathryn Bigelow, Quentin Tarantino, Lee Daniels e Jason Reitman.
Nomeado em 1995 para melhor realizador com "Pulp Fiction", Quentin Tarantino volta aos Óscares com "Sacanas sem lei", com oito nomeações, como melhor argumento original, filme e realização. O austríaco Christoph Waltz foi selecionado para melhor ator secundário pelo papel do sinistro coronel nazi Hans Landa.
Também com seis nomeações está "Nas nuvens", de Jason Reitman, das quais três são na área da representação - George Clooney, Vera Farmiga e Anna Kendrick.
Jeff Bridges, distinguido no início do ano com um Globo de Ouro, está nomeado para o Óscar de melhor ator pela interpretação em "Crazy Heart", mas tem pela frente a concorrência de George Clooney ("Nas nuvens") e Morgan Freeman ("Invictus") e, pela primeira vez nomeados, Colin Firth ("A single man") e Jeremy Renner ("Estado de guerra").
Na representação feminina, há a destacar as estreias nos Óscares de Gabourey Sidibe ("Precious"), Carey Mulligan ("An education") e Sandra Bullock, premiada com um Globo de Ouro, com o filme "The blind side".
Ao lado delas estão ainda as premiadas Meryl Streep (Julie & Julia") e Helen Mirren ("The last station").
A comédia animada "Up - Altamente", de Peter Docter, comete a proeza de estar nomeada nas categorias de melhor filme e melhor animação.
Nesta última estão ainda nomeados "O fantástico senhor raposo", de Wes Anderson, "A princesa e o sapo", de Ron Clements e John Musker, que se estreia esta semana em Portugal, "Coraline", de Henry Selick, e "The secret of Kells", de Tomm More.
Sem surpresas, "Um profeta", de Jacques Audiard (França), e "O laço branco", de Michael Haneke (Alemanha), estão nomeados para o Óscar de melhor filme estrangeiro.
Nesta categoria estão ainda indicados "Ajami", de Scandar Copti e Yaron Shani (Israel), "El secreto de sus ojos", de Juan Jose Campanella (Argentina) e "La teta asustada", de Claudia Llosa (Peru), premiada em 2009 com um Urso de Ouro em Berlim.
Os nomeados foram hoje anunciados em Los Angeles pela atriz Anne Hathaway e pelo presidente da Academia de Hollywood, Tom Sherak.
A 82ª edição dos Óscares está marcada para 07 de março em Los Angeles, Califórnia, e será transmitida em direto para mais de 200 países.
A cerimónia será conduzida pelos atores Steve Martin e Alec Baldwin.
Conheça as nomeações nas principais categorias:
Melhor filme
Avatar
Um Sonho Possível
Distrito 9
An Education
Estado de Guerra
Sacanas sem lei
Precious
Um Homem Sério
Up-Altamente
Nas Nuvens
Melhor Actor
Jeff Bridges
George Clooney
Colin Firth
Morgan Freeman
Jeremy Reener
Melhor Actor Secundário
Matt Damon
Woddy Harrelson
Christopher Plummer
Christoph Waltz
Melhor Actriz
Sandra Bullock
Helen Mirren
Carey Mulligan
Gabourey Sidibe
Meryl Streep
Melhor Actriz Secundária
Penelope Cruz
Vera Farmiga
Maggie Gyllenhall
Anna Kendrick
Mo´Nique
Melhor Realizador
Avatar - James Cameron
Estado de Guerra - Kathryn Bigelow
Sacanas sem Lei - Quentin Tarantino
Precious - Lee Daniels
Melhor Argumento Adaptado
Distrito 9
An Education
In the Loop
Precious
Nas Nuvens
Melhor Argumento Original
Estado de Guerra
Sacanas sem lei
The Messenger
Um Homem Sério
Up - Altamente
Melhor Filme de Animação
Coraline
O Fantástico Senhor Raposo
A Princesa e o Sapo
The Secret of Kells
Up - Altamente
Melhor Filme Estrangeiro
Ajami
El Secreto de Sus Ojos
Un Prophète
The White Ribbon