Duo “viralizou” mundialmente ao participar no Tiny Desk. Estreiam-se esta noite em Portugal, integrado na digressão europeia homónima do álbum de estreia, “Baño maría”.
Corpo do artigo
Há fenómenos que nascem em palco, catapultam-se na Internet e, ao contrário da maioria da efemeridade do digital, conseguem prosperar. Parece ser o caso de Catriel Guerreiro e Ulises Guerriero, mais conhecidos como Ca7triel e Paco Amoroso, respetivamente. Muitos já deverão conhecer os argentinos através dos curtos vídeos que nos mantêm colados ao telemóvel. Mas, hoje à noite, será possível vê-los pela primeira vez ao vivo em Portugal.
O concerto da digressão “Baño maría”, homónimo do álbum de estreia do duo, acontece hoje, pelas 21 horas. Após terem esgotado em algumas horas a sala pequena do Hard Club, o espetáculo passou para a sala principal. E ainda há bilhetes disponíveis.
A escala global do seu sucesso foi espoletada pela participação no programa Tiny Desk – no qual adaptaram o seu trabalho de estreia a uma estética improvável dada a quantidade de eletrónica e artificialidade do disco. O formato de banda parece ter resultado e rapidamente a participação do duo argentino começou a aparecer repetidamente no algoritmo de muitos.
Apesar de serem desde o final da década passada considerados um fenómeno revolucionário no seu país – prova disso foi o espetáculo de alta produção digno de superestrelas que fez encher o Movistar Arena, na Argentina – foi após o lançamento digital que se tornaram conhecidos deste lado do Atlântico.
Paco Amoroso e Ca7triel fundem trap, funk, rock e eletrónica, mas nem por aí se ficam, tendo já mostrado a sua capacidade de integrar elementos clássicos, coro ou a cappela. O estilo único vale-lhes serem um dos mais importantes pilares da cena urbana latina atual.