São dez apostas entre 48 artistas: o JN faz as suas escolhas do Nos Primavera Sound 2017. O festival indie do Porto começa esta quinta-feira e termina na noite alta de sábado.
Corpo do artigo
8545358
Run The Jewels
Os norte-americanos Killer Mike e El-P conquistam o palco principal, depois de uma ascensão meteórica e de em 2015 terem dado um dos melhores concertos do festival. Fazem hip-hop de batidas e rimas rápidas (Killer Mike é uma máquina), potentes linhas de baixo e forte intervenção. Deverão dividir-se entre o novo álbum, "Run the Jewels III", mais político e insurgente, e o "Run the Jewels II", musicalmente mais explosivo.
Flying Lotus
Cocktail de hip-hop, eletrónica de linhas graves e free jazz delirante, o produtor, dj e rapper de Los Angeles deverá apresentar uma seleção menos experimental, de ambiente de festa, na qual caberá ainda o alter ego Captain Murphy. O tema "Never Catch Me" do álbum "You're Dead" e interpretado por Kendrik Lamar é um dos mais aguardados.
Bon Iver
Em 2012, levou o Grammy de melhor novo artista e o de melhor álbum alternativo com "Bon Iver, Bon Iver". No novo e magistral "22, A Million", disco em apresentação, bastante aclamado pela crítica, dá uma volta inesperada. A folk melancólica e os falsetes dos primórdios cedem terreno às bases eletrónicas, às vozes processadas e às preocupações mais existenciais. Na "33 'GOD' ", o Parque da Cidade treme.
Nicolas Jaar
Nicolas Jaar é um caldeirão musical, no qual a eletrónica encontra momentos felizes com o ambient, o rock'n'roll, o jazz, o house, o noise e até a cumbia, situando-o na vanguarda do género. "No" é o tema mais aguardado do novo "Sirens" (um dos discos de 2016), a evocar as suas origens chilenas. E como diz neste, "não é preciso ver o futuro para saber o que vai acontecer", neste caso: festa.
Sampha
A neo soul de Sampha, voz quente e groovy, dada a conhecer ao mundo no disco homónimo de SBTRKT em 2011, chega ao Parque da Cidade, onde apresentará o seu primeiro LP, "Process". Pelo caminho, carimbou múltiplas colaborações com nomes como Kanye West, Drake, Frank Ocean, Lil Silva ou Jessie Ware, algumas também como produtor. Falhar o tema "Plastic 100ºC" seria sacrilégio.
Sleaford Mods
Spoken word visceral e umas quantas verdades acerca do mundo de hoje. Jason Williamson e Andrew Fearn já provaram que basta um micro, um lap top e duas latas cerveja para incendiarem os palcos.
wand
l Psicadelismo musculado e uma voz etérea e escapista montada em noise rock. Os contrastes são parte do ADN da banda de Los Angeles, que convoca tempos e modos contraditórios para uma experiência sonora irresistível.
Elza Soares
l Será uma ilha no Primavera. A lendária cantora brasileira, de 86 anos, que percorreu meio século de MPB, merece a vénia prolongada de todos os detentores da pulseirinha. E um concerto onde se respire a paz e a paixão.
Cigarettes After Sex
l A pop envolvente e de ambiente alucinatório e lento da banda de Greg Gonzalez fará as honras de abertura do Palco Nos. Prevê-se um final de tarde intenso e introspetivo - espécie de suspensão de slowcore antes da cavalgada dos três dias.
Justice
l A dupla francesa de electro-house e nu-disco editou o primeiro disco em 2007, em que consta "D.A.N.C.E.", lançou "Audio, Video, Disco" em 2011 e traz agora álbum novo. Menos retorcido mas igualmente vibrante, "Woman" estará certamente em destaque nesta primeira noite de Primavera.