Uma primeira edição de 1997 de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", anotada pela autora J.K. Rowling, foi vendida por 150 mil libras (176 mil euros) num leilão da Sotheby's, em Londres.
Corpo do artigo
O livro, que atingiu um preço recorde para um livro escrito por um autor britânico, foi disputado por dois licitantes e a sua atribuição num leilão beneficente, na terça-feira, provocou aplausos na sala, segundo a agência France Presse.
O livro conta com comentários e 22 ilustrações originais da autora J.K. Rowling, entre as quais a de um pequeno Harry Potter envolto em cobertores em frente à casa dos tios Dursleys e a do escudo da Escola de Magia e de Feitiçaria de Hogwarts.
"O Quidditch (desporto praticado a voar de vassoura) foi inventado num pequeno hotel em Manchester depois de uma discussão com o meu namorado da altura. Tinha estado a pensar sobre o que mantém uma sociedade unida (...) e percebi que precisava de um desporto", refere numa das notas, citada pela agência espanhola EFE.
Foram leiloadas obras de Julian Barnes, Alan Bennett, Seamus Heaney e Hilary Mantel e o segundo preço mais alto foi conseguido pelo clássico infantil "Matilda" de Roald Dahl's, vendido por 30 mil libras (cerca de 35 mil euros).
O leilão integrava um lote de livros originais anotados pelos autores, 50 escritores contemporâneos britânicos e da Commonwealth, e rendeu um total de 439200 libras (515 mil euros), destinadas à associação literária "English PEN".