O presidente da RTP anunciou, esta quinta-feira, que a estação não vai a concurso pelos direitos de transmissão dos jogos da Liga dos Campeões das próximas épocas. Já o acordo com a Federação Portuguesa de Futebol é referente às duas próximas temporadas.
Corpo do artigo
Gonçalo Reis, presidente da estação pública, anunciou que a RTP assinou um acordo com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que garante a transmissão de dez jogos da Taça de Portugal por temporada. O protocolo abrange as épocas de 2018/19 e 2019/20.
Paralelamente ao novo contrato, válido por dois anos, a estação vai deixar cair a Liga dos Campeões, passando a dedicar-se apenas ao futebol nacional. "Queremos dar mais opções aos cidadãos", avançou o gestor da estação, sublinhando a importância da Taça de Portugal.
Quanto à Champions, a RTP tomou a decisão de não formalizar a proposta. "Com os valores atuais não faz sentido ter estes conteúdos, apesar de ser aliciante. Temos de saber conciliar desejos com possibilidades", explicou Gonçalo Reis.
Ficou ainda acordada a transmissão dos cinco de jogos de Portugal que visam a preparação para o Campeonato do Mundo, com Egito, Holanda, Tunísia, Bélgica e Argélia.
Desta forma, aquela que é considerada a mais importante prova de clubes europeus abandonará a programação da estação televisiva.