Criativos das áreas de comunicação têm o seu palco em Cannes, onde podem apresentar uma série de projetos que respondam a um "briefing" determinado. O prazo de apresentação é de 24 horas, mas primeiro é preciso ser selecionado a nível nacional.
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O Young Lions é uma competição internacional que se insere no 60.º Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, a maior competição de criatividade, no setor da comunicação à escala mundial.
Portugal é o quarto país mais premiado na competição que já lançou alguns dos maiores criativos nacionais. A organização está a cargo da Multimedia Outdoors Portugal (MOP).
Ana Paula Costa, responsável pelo Young Lions do MOP, explica que este concurso "é uma montra para jovens profissionais poderem mostrar o seu talento". "O principal objetivo é poderem estar no maior palco do mundo da indústria média e poderem representar o seu país.
Este ano a competição realiza-se entre 16 e 22 de Junho, em Cannes, cidade que já recebe o festival desde 1995, mas primeiro é preciso passar por uma competição interna, em solo nacional que determinará as duplas que vão concorrer em Cannes, uma por cada categoria. A participação é gratuita.
A concurso estão 6 categorias principais: Media, Filme, Marketing, Design, Relações Públicas, Imprensa e Internet. Portugal disponibiliza ainda duas categorias extra que não têm representação em Cannes: Relações Públicas e Ativação [de Marca]. No entanto, como garante Ana Paula Rodrigues, da MOP, que está a cargo da organização da competição, "os vencedores destas categorias não vão concorrer a Cannes, mas é-lhes dada a oportunidade de irem assistir.
Para o concurso em terras lusas, já estão definidos os briefings para as oito categorias. Segundo Ana Paula Costa, cada briefing é representado por uma marca. Nas oito categorias podem concorrer todas as duplas de jovens profissionais até aos 28 anos de idade. O prazo é alargado até aos 30 anos na categoria de Marketing.
Existe ainda uma competição direccionada a jovens universitários, até aos 23 anos, denominada por Roger Hatchuel Academy, que em Portugal tem um briefing patrocinado pelo Clube de Criativos.
Como funciona a competição?
Quem compete no Young Lions tem que passar, obrigatoriamente, por duas fases de seleção. A primeira é disputada localmente e tem como objetivo seleccionar equipas vencedoras que irão representar o país nas diversas categorias a concurso. O prazo final para a submissão das candidaturas para esta primeira fase é até 30 de abril e os vencedores serão conhecidos em meados de maio.
A segunda fase é disputada em Cannes, onde cada dupla nacional vai defrontar as restantes duplas vencedoras. O prazo para responder ao briefing apresentado pela organização internacional do certame é de apenas 24 horas, exceptuando a categoria Filme, em que os candidatos dispõem de 48 horas para responder ao desafio.
Os melhores trabalhos são premiados na Riviera Francesa, através da atribuição simbólica de medalhas de ouro, prata e bronze, consoante a posição alcançada. As categorias "Relações Públicas" e "Ativação", são as únicas que não pertencem a esta distinção, na medida em que são categorias exclusivas para Portugal, bem como os vencedores da Roger Hatchuel Academy.
Ricardo e Joaquim trouxeram o bronze no ano passado
Ricardo José Fonseca e Joaquim Tiago Costa foram a dupla que o ano passado conseguiu trazer o bronze para Portugal, na categoria Média.
"Foi uma surpresa ganhar tanto em Portugal como lá fora", conta Ricardo. O jovem explica que o concurso trouxe alguma visibilidade a que não estavam habituados. Em termos de carreira confessa que "ainda não trouxe nenhuma melhoria", mas que "é sempre bom sermos reconhecidos pelas pessoas do nosso meio, quer nacional, quer internacionalmente.
Em Cannes, a dupla apresentou um projeto em apenas 24 horas, inspirado num modelo que a Cais, uma associação de solidariedade social, realiza em Portugal. O projeto consistia em encontrar uma forma de reabilitação de sem-abrigos, através de campanhas de sensibilização mas também com um motivo comercial, que era o de aumentar as vendas de um jornal. Ricardo explica que a ideia era "vender um produto e ao mesmo tempo ajudar alguém".
O projeto que os levou a Cannes, realizado em Portugal estava associado à Volkswagen e à campanha "Think Blue", que se direciona para motores mais ecológicos e carros mais económicos e sustentáveis. "O que fizemos foi utilizarmos uma assinatura diferente: "Think Blue. WinWin" em que queríamos que as pessoas ganhassem das duas maneiras: estavam a ajudar o ambiente e ao mesmo tempo estavam ganhar para si mesmos ao adquirir um automóvel sustentável e económico".
Nenhum dos projetos foi ainda implantado, como confirma Joaquim Costa. O criativo garante, contudo, que caso haja interesse por parte do júri de Cannes ou mesmo em Portugal para desenvolver um dos projetos, que a dupla se encontra disponível para o fazer.