
Em média, uma colher de sopa contém cerca de sete gramas de gordura
Foto: Freepik
Mesmo sabendo que deve ser ingerida com moderação devido ao alto teor de gordura, a manteiga parece um alimento quase impossível de remover do quotidiano. E, quando assim é, o melhor é saber como escolher a mais indicada. Veja algumas recomendações.
Estima-se que uma colher de sopa de manteiga contenha cerca de sete gramas de gordura saturada. Valores que levam os especialistas a recomendarem a sua ingestão de forma moderada. Mas como passar sem uma torrada com manteiga a derreter, sobretudo quando começam os dias mais frios? Se não consegue resistir, então a solução passa por saber escolher qual a melhor e a que acarreta menos riscos.
O site norte-americano Today esclarece os três critérios primordiais que devem prevalecer na hora de escolher este acompanhamento, também muitas vezes usado para fins culinários.
Manteiga de leite de vaca de pastagem: Esta opção carrega, segundo estudos que têm sido revelados, níveis mais elevados de ómega-3 e ácido linoléico conjugado (CLA), gorduras conhecidas por serem mais saudáveis e amigas do coração. Este tipo de manteiga é tendencialmente mais cremosa, o que ajuda no momento de aplicar sobre o pão acabado de torrar, e facilita a gestão do volume de produto que é aplicado
Manteiga orgânica: Tal como a anterior, também têm ácidos gordos menos penalizadores para a saúde e que advêm de alimentação e pastagens menos expostas a pesticidas e hormonas do que as tradicionais.
Manteiga de barrar ou batida: Nesta possibilidade, o volume de gordura saturada desce de uma média de sete para quatro gramas por cada colher de sopa (sensivelmente uma dose). Segundo o site Today, esta tipologia é o produto de uma mistura de manteiga e óleo vegetal.
