Preparar o início do ano escolar está longe de ser tarefa exclusiva dos pais. À medida que as crianças vão crescendo e autonomizando, há responsabilidades que devem acumular. Psicóloga explica que o envolvimento dos filhos no processo incentiva-os "a planear, a organizar, a promover o entusiasmo em todo o processo, desenvolvendo também o sentido de responsabilidade, a autonomia e a autoestima". Saiba o que pode exigir dos três aos 18 anos
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Envolver as crianças nos preparativos para mais um ano escolar pode ser determinante para que se sintam importantes, reconhecidas e valorizadas. A ideia de que a autonomia só chega no secundário é errada, e deve ser gradualmente posta em marcha à medida que a idade do menor avança. Em resposta por escrito à Delas.pt, a psicóloga Patrícia Raminhos avança sugestões de tarefas e de incumbências que as crianças podem começar a ter, logo a parte da pré-primária, para se integrarem nas novas rotinas.
E muito mais do que apenas o material escolar, a psicóloga da Clínica de Mente vinca que "não podemos esquecer de ir estabelecendo rotinas, nomeadamente de sono, de organização e de planeamento da logística familiar como refeições, lanches, horários de atividades extracurriculares". "Envolver toda a família, distribuir tarefas de acordo com as idades e capacidades, e uma boa gestão permitem-nos uma rotina serena e tranquila, minimizando o stress do dia a dia", acrescenta a especialista.
No que diz respeito aos mais novos, Patrícia Raminhos sublinha que envolvê-los nestas iniciativas, que começam ainda na compra do material escolar, promove-lhes o "sentimento de pertença e valor pessoal" e permite-lhes "poderem escolher, incentivando-as a planear, a organizar, perceber e promover o seu entusiasmo em todo o processo, desenvolvendo também o sentido de responsabilidade, a autonomia e a autoestima". Levar as crianças às compras também recomendável por permitir "oferecer uma série de ensinamentos e competências".
Veja como fazer:
Pré-escolar (3-5 anos): "Podemos convidá-las a escolher a mochila, o estojo, podem ajudar a arrumar e organizar a mochila, os lápis no estojo, à medida que vão contando ou dizendo as cores."
Primeiro ciclo (6-9 anos): "Poderão, em conjunto com os pais, escrever e ler a lista dos materiais, perceber que material se pode reutilizar do ano anterior e o que falta comprar, organizar o estojo, colar etiquetas com os nomes, escolher mochila, lancheira, garrafa de água, preparar um local onde irá guardar a mochila sempre que vem da escola e/ou onde vai fazer os trabalhos/estudar."
Segundo ciclo (10-11 anos): "As crianças gostam de planear, por isso, podem fazer a lista de materiais em falta, durante as compras podem comparar preços e, em conjunto com os pais, fazerem as suas escolhas, organizar cadernos por disciplinas, forrar os livros, reorganizar o espaço para estudar e colocar o horário."
Terceiro ciclo (12-14 anos): "Quase a chegar ao secundário, os jovens adoram ter autonomia, por isso podem ter como tarefas a verificação dos materiais que estão em bom estado e os que faltam comprar, gerir o orçamento, forrar os livros, organizar o local de estudo, arrumar o quarto de modo a que esteja funcional e facilite o acesso ao material escolar."
Secundário (a partir dos 15 anos): "Atribuir tarefas que reforcem a autonomia total que já detêm, a sua autogestão, a capacidade de planeamento e organização. Fazer lista do material, ir às compras sozinho - gerindo o orçamento dado pelos pais -, organizar o seu espaço de trabalho/estudo, definir metas, criar plano de estudo".