L'Oréal escolhe estrela de OnlyFans para rosto de marca popular entre adolescentes e gera polémica
A gigante mundial da beleza L'Oréal escolheu a modelo pornográfica Ari Kytsya como rosto e embaixadora de uma das marcas da casa que é popular entre as adolescentes. Opção está a gerar polémica e há quem acuse a insígnia de glamorizar a pornografia junto das raparigas
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Ari Kytsya é conhecida no mundo das redes sociais pelos conteúdos que divulga em matéria de beleza, maquilhagem, cabelos e lifestyle. Mas a modelo pornográfica de 24 anos tem ainda mais alcance online através da sua conta OnlyFans, plataforma na qual reúne 4,6 milhões de seguidores e na qual divulga imagens de nudez e de performance sexual mediante pagamento bem como indicações e conselhos para quem quer fazer dinheiro neste segmento. A influenciadora e criadora de conteúdos norte-americana acaba de ser escolhida pela L'Oréal como embaixadora de uma das marcas de make up populares entre as adolescentes: a Urban Decay. Num vídeo publicado no Instagram, a atriz diz aos seguidores que quer "uma maquilhagem sem censura" que possa ser apresentada "em palco, diante da câmara e, sim, nos colchões".
A escolha de Ari Kytsya para a marca deve-se, segundo informa a companhia, ao facto de ser uma celebridade com "energia sem censura" para uma insígnia de maquilhagem que é conhecida pela sua irreverência, que se estende aos nomes provocadores dos produtos.
Contudo, a decisão está a gerar controvérsia com a acusação de que, com esta contratação, a L'Oréal não está a cumprir a sua própria 'Carta de Ética', segundo a qual é proibido, explicitamente aos influenciadores que trabalham com as marcas da gigante de beleza, publicar pornografia ou ter um histórico nesse segmento.
Uma das vozes que contesta a escolha é a da diretora-geral do grupo de direitos das mulheres britânico, a Fawcett Society. Penny East, eleita em maio para liderar a plataforma ativista, diz estar "preocupada com os milhares de mulheres muito jovens que acedem ao site na esperança de encontrar fama e fortuna".
"A maioria dos criadores do OnlyFans ganha muito pouco dinheiro, e a pressão para encontrar um nicho está a levar as mulheres a criarem conteúdo cada vez mais explícito", alerta a responsável. Citada pelo jornal britânico The Daily Mail, East afirma que "Ari Kytsya é um dos poucos sucessos", considerando tratar-se de "uma influenciadora extremamente popular e envolvente, com muitos seguidores em todas as redes sociais, e que também cria conteúdo altamente explícito e pornográfico no OnlyFans". A diretora-executiva da Fawcett Society teme que esta escolha incorra no risco de glamorização da pornografia. "A mudança para colocar os criadores de conteúdo do OnlyFans em campanhas comerciais de maquilhagem nas ruas servirá apenas para tornar o OnlyFans uma perspetiva mais atraente para as meninas", acrescenta.
Ao jornal britânico The Guardian, porta-voz da insígnia afirmou que "a Urban Decay tem parcerias com uma gama diversificada de talentos que representam as muitas facetas da expressão criativa". O mesmo responsável justificou a escolha da influenciadora devido à "maquilhagem artística distinta (que usa) e à sua autenticidade". "Ela é conhecida pelo diálogo aberto e transparente com a sua comunidade, promovendo conversas sobre as suas experiências pessoais, incluindo as alegrias, desafios e riscos do setor em que trabalha".