Se não é fã de ginásio, nem de corrida na rua, se o que gosta mesmo é de caminhar, mas sente que não está a melhorar a sua "perfomance", eis o que pode fazer para acelerar o passo, segundo uma especialista em treino
Corpo do artigo
Treino regular e aumento progressivo da intensidade e duração são eixos essenciais para conseguir progredir em qualquer modalidade desportiva. O mesmo acontece quando o objetivo passa por manter o seu bem-estar, mas com os olhos postos na superação. Nesse sentido, a treinadora norte-americana Stephanie Mansour revelou no programa norte-americano Today, o que deve ser feito para conseguir obter novos recordes pessoais na caminhada e ainda aumentar a boa forma a título geral.
A abordagem deve incluir reforço dos exercícios na parte inferior e central do corpo, melhoria da flexibilidade e mobilidade. “Músculos das pernas mais fortes proporcionam mais força e resistência, permitindo que ande mais rápido e por períodos mais longos sem se sentir tão cansada e desgastada”, refere Mansour, aconselhando exercícios como “agachamentos, lunges e elevações”.
Num segundo momento, a treinadora pede foco para “estabilizar a coluna e a pélvis” como forma de corrigir “postura e o equilíbrio". Pranchas e abdominais podem ser os aliados certos para reforçar esta parte do corpo. Num terceiro nível, deve-se apostar na flexibilidade como forma de “prevenir lesões, mas também melhorar a amplitude de movimento”, afirma a especialista, recomendando a prática de múltiplos alongamentos e flexões.
No quarto e último momento, Mansour privilegia a mobilidade, dando “amplitude de movimento às articulações”, minimizando as possibilidades de lesões. “Concentrar-se no treino de mobilidade pode ajudar nas caminhadas, reduzindo qualquer rigidez e desconforto. Devem ser incorporados exercícios de rotação de anca, de ombros, de tornozelos para manter as articulações saudáveis”, conclui a especialista.