"Sex Symbols". Presidente da RTP lamenta que episódio sobre identidade de género tenha incomodado

Captura de imagem do genérico da série exibida na RTP2 'Sex Symbols'
DR
A série exibida na RTP2 e disponível na RTP Play aborda temas como o ciberbullying, a gravidez, a contraceção, os falsos mitos, a sexualidade, a timidez, as relações tóxicas, o consentimento, a gestão emocional, entre outros.
O presidente da RTP lamentou que tenha havido muitas pessoas que tenham ficado incomodados com o episódio Sex Symbols na RTP2, até porque não é opção da estação criar desconforto dos espetadores em matérias sensíveis.
"É um tema sensível", acrescentou Nicolau Santos na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, aludindo ao episódio que fala sobre transgénero e quando questionado sobre o tema. "Começava por lamentar que tivesse havido seguramente muitas pessoas, entre as quais o senhor deputado [Paulo Núncio], que ficaram incomodados com aquilo que foi emitido", afirmou.
"Não é nossa opção criar desconforto nos nossos espetadores com matérias que são extremamente sensíveis, como eu reconheço", prosseguiu Nicolau Santos, salientando que a série Sex Symbols é destinada a pré-adolescentes e adolescentes, estreou na RTP a 4 de abril de 2025, e tem sido programada com cadência semanal aos domingos, ao final da tarde, por volta das 19 horas. Na sua intervenção, o presidente da RTP leu contributos de pais que agradeceram a transmissão do programa.
A programação não é infantil, sublinhou, referindo tratar-se de um produção originalmente espanhola, com apoio da Bélgica, exibida em ambos os países. Teve o apoio do projeto EdSex, Espanha, um projeto financiado pela União Europeia.
O estudo Saved Children, que serviu de premissa à sua criação, entrevistou 1.753 adolescentes, onde se diagnostica a preocupante falta de informação junto dos jovens, que revela enorme confusão sobre estas matérias, com consequências claras, acrescentou.
A série aborda temas como o ciberbullying, a gravidez, a contraceção, os falsos mitos, a sexualidade, a timidez, as relações tóxicas, o consentimento, a gestão emocional, entre outros.
