José Mourinho completa esta quarta-feira 59 anos e ao longo da carreira brindou os adeptos com frases caricatas. Recorde alguns do momentos mais marcantes da carreira do técnico português.
Corpo do artigo
"Sou o 'Special one'" - 2004
Na conferência de imprensa de apresentação no Chelsea, o treinador português mostrou a sua confiança com uma frase que o acompanhou nos momentos áureos da carreira.
"Por favor, não me chamem de arrogante porque aquilo que eu digo é verdade. Sou campeão europeu. Não sou mais um treinador qualquer, sou o especial [Special One]".
"Se falar estou em apuros" - 2014
Na altura em que tinha regressado ao comando técnico do Chelsea, José Mourinho foi expulso na derrota por 1-0 frente ao Aston Villa. Após a partida, o treinador foi de poucas palavras para não ser mais penalizado por críticas à arbitragem.
"Prefiro não falar, se falar vou estar em apuros".
"É uma daquelas pessoas que é um 'voyeur'" - 2005
A rivalidade entre José Mourinho e Arsène Wenger aqueceu muitos jogos entre o Chelsea e o Arsenal, um dos dérbis de Londres. Em 2005, o português descreveu o treinador adversário como um "voyeur", uma pessoa que, segundo a definição do dicionário "assiste, para sua satisfação, às manifestações de sexualidade de outrem".
"Eu acho que ele é uma daquelas pessoas que é um 'voyeur'. Ele gosta de ver outras pessoas. Há alguns tipos que, quando estão em casa, têm grandes telescópios para ver o que se passa noutras famílias. Ele fala, fala, fala imenso do Chelsea".
"Deviam contratar o George Clooney" - 2006
Na época em que estava na ribalta, Mourinho fez um comentário acerca da possibilidade de ser feito um filme biográfico.
"Se fizessem um filme da minha vida, acho que deviam contratar o George Clooney para me representar. Ele é um ator fantástico e a minha esposa acha que ele seria ideal".
"O pior treinador da história da Premier League" - 2018
Na altura em que treinava o Manchester United, Marcus Rashford, avançado do clube, era um jovem em ascensão. Frank de Boer, antigo internacional pelos Países Baixos e ex-treinador do Crystal Palace, referiu que o português não era o melhor técnico para acompanhar a evolução de Rashford.
"Eu li uma citação do pior treinador da história da Premier League, Frank de Boer. Ele estava a dizer que não era bom para o Marcus Rashford ter um treinador como eu, porque a coisa mais importante para mim era ganhar".
"Não é importante como jogamos" - 2010
Acerca do estilo de jogo do Inter de Milão enquanto era treinador dos italianos, Mourinho exemplificou, em tom irónico, como às vezes tudo conta para vencer.
"Não é importante como jogamos. Se tu tens um Ferrari e eu tenho um carro pequeno, para te vencer numa corrida vou ter de partir a tua roda ou por açúcar no depósito".
"Ele não aprecia o futebol" - 2014
Durante o fórum de treinadores da UEFA em 2014, José Mourinho e Pep Guardiola trocaram algumas ideias sobre o comprimento da relva. O português, muito à sua maneira, brincou com a situação.
"Quando gostas daquilo que fazes não perdes o cabelo, e o Guardiola é careca. Ele não aprecia o futebol".
"Deus deve pensar que eu sou uma grande pessoa" - 2011
José Mourinho acredita que o seu sucesso na vida e no trabalho é praticamente uma dádiva divina.
"Deus deve pensar que eu sou uma grande pessoa. Ele deve mesmo pensar isso, porque senão Ele não me tinha dado tanto. Tenho uma grande família, trabalho num clube em que sempre sonhei trabalhar. Ele ajudou-me tanto que deve ter uma boa opinião sobre mim".
"Tenho um problema, estou a ficar melhor" - 2015
Na segunda passagem pelo Chelsea, em 2015, o treinador português citou um problema pessoal com um pouco de confiança à mistura.
"Eu tenho um problema, estou a ficar melhor em tudo em relação ao meu trabalho desde que comecei".
"Os jovens são como pequenos melões" - 2007
Quando questionado acerca do desenvolvimento de jogadores jovens, Mourinho comparou-os a... melões.
"Os jogadores jovens são como pequenos melões. Apenas quando tu abres e provas o melão é que tens 100% de certezas que esse melão é bom".
"Vamos ser campeões" - 2002
Confiança ou premonição, o que é certo é que José Mourinho estava certo. Quando foi apresentado como treinador do F. C. Porto em 2002, mostrou certezas de sucesso imediato e foi aplaudido pelos adeptos dos dragões presentes no auditório das Antas.
"Tenho a certeza de que vamos ser campeões nacionais para o ano. Tenho a certeza absoluta".