A reação da imprensa internacional ao triunfo luso: "Confirma que é um sério candidato à vitória"
A vitória de Portugal foi um dos destaques da noite deste sábado. Os comandados de Roberto Martínez bateram a Turquia, de forma exímia, por 3-0, e há quem aponte para grandes objetivos no Europeu. Em Inglaterra até destacam a força das "Quinas" em comparação com a seleção dos "Três Leões".
Corpo do artigo
O "As", jornal desportivo espanhol, destaca que "há mais bichos do que Cristiano" no seio da seleção portuguesa, numa clara alusão à grande qualidade do plantel. "Não houve história porque uma equipa, Portugal, veio ao Campeonato da Europa para o levar para casa e a outra, a Turquia, sabe que cada jogo é uma roleta russa entre o seu ataque ousado e a sua defesa negligente. Portugal já está na liderança a um jogo do fim e a Turquia tem de continuar a caminhar nos seus estertores contra os checos", escrevem.
E acrescentam: "A equipa que Roberto Martinez está a construir com base num estilo clássico e num estilo que está a chegar, é capaz de sobreviver aos ventos e às marés, aos furacões e às tempestades".
Ainda no país vizinho, a "Marca", por sua vez, destaca um jogador em especial: Pepe. "Cada vez que chega um grande evento, seja a final da Liga dos Campeões, do Europeu, do Mundial ou da "Taça", o ex-jogador do Real Madrid se transforma. Soam os acordes de "Às Armas" e a sua figura começa a crescer até eclipsar completamente o seu parceiro de retaguarda. E não estamos a falar de qualquer um. Rúben Dias, 14 anos mais novo, é um dos melhores centrais do mundo", referem.
Já o L'Équipe, da França, realça a capacidade de Portugal para vencer uma Turquia que na teoria parecia mais complicada. "Portugal superou rapidamente uma Turquia reformulada e tímida neste sábado (3-0). Muito mais controlados do que frente à República Checa (2-1), os campeões europeus de 2016 já validaram o seu bilhete para os oitavos-de-final. Com a garantia de primeiro lugar, poderá até virar no último dia, contra a Geórgia, na quarta-feira (21h), antes de descobrir a identidade do adversário na fase final", apontam.
O "Gazzeta dello Sport", de Itália, assinala a vitória que garante o bilhete para os oitavos e sem rodeios afirma: "Portugal cresce e confirma que é um sério candidato à vitória". Deixam uma nota especial para o "louvável e irredutível" Pepe e a veterania no reflexo de um atleta com 41 anos.
Em Inglaterra, o "Guardian" assinala a forma como os comandados de Roberto Martínez conseguiram selar um triunfo sólido "não pelo que fez, mas pelo que não teve de fazer". "Se Portugal foi capaz de jogar em modo de poupança de bateria durante a maioria do jogo, isso é devido à coerência do conjunto, com força em todas as posições e um sentido de controlo muito fluído no centro", escrevem.
O diário britânico traça mesmo uma comparação com a congénere inglesa. "Portugal tem uma equipa mais forte, homem a homem, um equilíbrio mais natural, uma forma de jogar portuguesa, sem necessidade de inventar táticas à pressa, como todos os treinadores ingleses têm de fazer", declaram.