Treinador Flávio das Neves, conhecedor do Campeonato de Portugal, prevê equilíbrio e emoções fortes no momento das decisões.
Corpo do artigo
Na edição de estreia, a Liga 3 contará com a participação de 24 clubes. Vinte e dois deles serão oriundos do Campeonato de Portugal, aos quais se vão juntar as duas equipas que forem despromovidas da Liga 2. Sexta-feira, arrancou o play-off de apuramento para a nova prova do calendário nacional, que junta as equipas que terminaram a primeira fase do campeonato entre o segundo e o quinto lugar nas respetivas séries. Elas foram arrumadas em grupos de quatro, apurando-se para a Liga 3 os dois primeiros classificados de cada série. A estes juntar-se-ão os clubes que não conseguirem atingir a final do Campeonato de Portugal, na fase de subida à Liga 2.
"A Liga 3 vai trazer muito mais competitividade. Vai selecionar as equipas com mais capacidade e mais profissionalizadas, espalhadas geograficamente por todo o país, o que permite fomentar o futebol inter regional", elogia o treinador Flávio das Neves, um profundo conhecedor do Campeonato de Portugal.
Arranque a todo o gás
O play-off arrancou com três jogos, estando a última jornada da fase de apuramento para a Liga 3 agendada para o dia 30 de maio. "Vai ser uma prova muito aliciante", acredita o técnico, de 62 anos, que prevê "jogos bem disputados e equilibrados", num "torneio muito curto, à imagem da Liga dos Campeões". "Nove ou dez pontos podem chegar para se qualificar. Quem começar bem ganhará alento e vantagem, até do ponto de vista psicológico. Tudo pode acontecer", acredita o treinador.
Para Flávio das Neves, que esta temporada orientou o Condeixa, da Série E do Campeonato de Portugal, "todas as equipas vão estar muito motivadas", mesmo aquelas que falharam o objetivo de atingir a fase de subida à Liga 2.
"Inicialmente, terão ficado frustradas, mas sabem que, ficando num dos dois primeiros lugares, têm a possibilidade de subir um escalão e integrar uma competição que poderá ser importante", conclui o técnico. Por isso, na próxima época, tudo será diferente.