Novo livro "A Minha Cozinha Portuguesa", de José Avillez, reúne 131 receitas de cozinha
No seu mais recente livro "A Minha Cozinha Portuguesa", José Avillez - considerado uma das grandes referências da gastronomia em Portugal, com restaurantes em Lisboa, Cascais, Dubai e Macau - partilha 131 receitas de estima pessoal, para pôr em prática, com pitadas de história.
Corpo do artigo
José Avillez apresenta o seu novo livro "A Minha Cozinha Portuguesa" com profundo "respeito" pela cozinha portuguesa, prestando-lhe "homenagem" com uma seleção de 131 receitas, entrepratos, petiscos, sobremesas, caldos, molhos e bases. É uma combinação de receitas pensada para "fazer em casa, para a família, para os amigos, para os momentos em que queremos algo autêntico à volta da mesa", descreve o chef no prefácio. "Algumas das receitas estão tal e qual como as aprendi, enquanto outras incorporam alguma matiz, adaptação ou homenagem", lê-se.
Qualquer um dos "acrescentos" e toques pessoais do chef radica na portugalidade, ou não fosse o chef do Belcanto (galardoado com duas estrelas Michelin) um acérrimo defensor do património culinário nacional e um profundo conhecedor das suas bases territoriais e culturais. "O livro Cozinha Tradicional Portuguesa, de Maria de Lourdes Modesto, foi (e continua a ser) como uma bíblia para mim, uma ponte entre gerações, um guia dos sabores autênticos que formaram a identidade gastronómica do nosso país", escreve José Avillez no arranque do livro.
Folheando as 272 páginas, os leitores encontram 98 receitas de pratos - divididas em petiscos e entradas, sopas, mariscos, vegetarianos, arrozes, açordas e migas, bacalhau e outros peixes, pratos de carne e sobremesas - e 33 receitas de caldos, molhos e bases. José Avillez confessa ter alguma dificuldade em eleger as suas favoritas, mas destaca por exemplo as mãozinhas de vitela com grão, a sopa alentejana com uvas, as amêijoas à Bulhão Pato, o arroz de pescada e amêijoas, as cenourinhas à algarvia e o bacalhau à Brás, por terem os seus sabores prediletos.
"A Minha Cozinha Portuguesa" é um livro prático para colocar na bancada e deixar que se salpique de azeite, farinha ou vinho - "como acontece com os bons livros de culinária". Ainda assim, não deixa de acrescentar conhecimento em termos de "história, influências culturais e diferenças geográficas", para dar contexto às receitas, ilustrando-as com fotografias de Arlei Lima. E elenca as características das regiões Entre Douro e Minho; Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Litoral e Interior, Estremadura e Ribatejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira.
Avillez considera a cozinha portuguesa "deliciosa e variada" e aponta-a mesmo como "uma das mais apaixonantes do mundo", tendo "alma, caráter" e uma "magia" capaz de transportar quem dela desfruta para "lugares, recordações e sentimentos através de um simples prato". O livro agora lançado, com edições em português, inglês e espanhol (estas duas apenas à venda nos seus restaurantes), espera "contribuir para a divulgação da cozinha portuguesa a nível internacional", acredita o chef, na senda da globalização que Portugal iniciou há seis séculos.
"A Minha Cozinha Portuguesa", de José Avillez
Edição Planeta
272 páginas
Preço: 29,90 euros