Atlético de Rio Tinto apresentou-se apenas com sete atletas. Inter de Milheirós não quis adiar o encontro.
Corpo do artigo
O jogo Inter Milheirós-Atlético de Rio Tinto (1-0), da Divisão de Honra, só durou três minutos. A equipa visitante apenas tinha sete jogadores, entre os quais dois guarda-redes, devido a vários casos de covid-19 e à indisponibilidade física de muitos atletas lesionados. A lesão prematura de um jogador ditou o fim da partida, deixando de existir o número mínimo de atletas para a continuidade do encontro.
Durante a semana o Atlético de Rio Tinto procurou adiar o jogo, mas clube maiato recusou. "Ponderámos adiar a partida, porque acredito que teria sido eticamente correto. A equipa técnica não concordou, porque os nossos jogadores só fizeram um jogo no último mês e temos objetivos a cumprir. Seria mais um jogo para ser disputado a meio da semana, o que iria sobrecarregar, ainda mais, o nosso calendário", afirmou Fátima Cavadas, líder do Inter Milheirós.
Carlos Nogueira, presidente do Atlético de Rio Tinto, considera "inconcebível não se ter adiado o encontro". "Nunca pensei que o jogo se fosse realizar, mas a não comparência ia contra a nossa forma de encarar o futebol. Temos 24 jogadores, dos quais oito estavam com covid-19 e os outros encontravam-se lesionados, ou tinham de trabalhar. Com este número nem deveria ser permitido entrar em campo, mas os regulamentos são para cumprir. O Inter de Milheirós é a melhor equipa da série 1 e não precisava disto", considera.
A situação desagradou a Carlos Nogueira, mas isso não o impede de ressalvar uma "excelente atitude" dos jogadores maiatos. "No final todos eles nos vieram cumprimentar e o capitão foi ao nosso balneário pedir desculpa. Via-se que eles estavam desconfortáveis e que não queriam ter ido a jogo. Foram ainda confortar um adepto nosso, emocionado. Deste episódio só quero recordar estas atitudes".
Adiamento tem de ser acordado pelos clubes
Contactado pelo JN, a A. F. Porto explicou que os adiamentos devem ser acordados entre clubes e que quando não é possível o organismo tenta desbloquear a situação. Contudo os regulamentos expressam que "a decisão do adiamento só passa pela A. F. Porto caso 50% dos jogadores inscritos na prova estejam, comprovadamente, afetados pela covid-19 - seja através de infeção direta ou por se encontrarem a cumprir isolamento profilático -" e como tal não aconteceu não era da sua competência adiar o encontro, embora "lamente o sucedido", como referiu Domingos Santos, secretário-geral da A. F. Porto. Em campo, o Inter de Milheirós chegou a fazer um golo, por intermédio de Zé Campos, que selou o resultado.