No plano do Governo sobre o regresso progressivo das várias modalidades aos treinos e à competição (ver quadro) não há, para já, nenhuma indicação clara nem qualquer certeza sobre o retorno dos escalões jovens à competição, ainda esta época. Mas segundo apurou o JN junto de fonte governamental, há, contudo, uma esperança para que o desporto de formação possa voltar a competir, embora tudo dependa da evolução da pandemia nas próximas semanas e também da aprovação da Direção-Geral de Saúde (DGS).
Corpo do artigo
O nosso jornal apurou ainda que se esse regresso for validado será feito num regime muito específico. Ou seja, tendo em conta que a época desportiva está muito perto do fim e já não haveria tempo para calendarizar os jogos dos diversos campeonatos e das várias modalidades, é muito provável que, se houver competição, esta seja feita em regime de torneios. Mas, mais uma vez, este cenário depende da vontade da DGS e da evolução da pandemia. O JN questionou fonte oficial da DGS sobre o regresso das competições jovens e não obteve resposta até à hora do fecho desta edição.
Saúde prejudicada
Certo é que, caso a evolução da pandemia se mantenha favorável, há a esperança de as modalidades de médio risco regressarem a partir de 19 de abril. Uma luz ao fundo do túnel para a formação, que está parada há um ano, ao contrário das primeiras divisões das competições seniores. Uma paragem que, para Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, afeta e muito os jovens atletas e terá consequências. "Há mais de um ano que os escalões de formação não têm atividade e isso prejudica a saúde e o bem estar físico e psicológico dos nossos jovens. Mas as consequências negativas só se conhecerão melhor a médio e longo prazo", afirmou, ao JN.
Modalidades de baixo risco (a partir de 5 de abril)
Natação
Surf
Bodyboard
Paddle
Padel
Ténis
Ténis de mesa
Golfe
Atletismo
* Restantes modalidades não incluídas nos dois grupos que se seguem
Médio risco (a partir de 19 de abril)
Andebol (em todas as variantes)
Aquatlo
Basquetebol
Corfebol
Futebol (incluindo o de praia)
Futsal
Hóquei em patins
Hóquei em linha
Hóquei subaquático
Voleibol
Alto risco (a partir de 3 de maio)
Artes Marciais chinesas
Dança desportiva
Ginástica acrobática
Judo
Jiu-jitsu
Karaté
Kickboxing e Muaythai
Lutas Amadoras
Patinagem artística de pares
Pólo aquático
Râguebi