O extremo brasileiro de 35 anos (completa 36 a 19 de setembro) vai jogar mais uma época, a oitava consecutiva, pelo S.C. Braga. "Será mais um ano, depois logo se vê", diz o "capitão" da equipa minhota, que ainda não prevê o abandono da carreira.
Corpo do artigo
A temporada 2015-16 será a 15.ª de Alan Osório da Costa Silva no campoenato português, no qual ingressou em 2001, pela mão do Marítimo. Jogou quatro épocas no clube do Funchal, antes de se transferir para o F. C. Porto, onde foi bicampeão nacional.
Em Braga, Alan é um dos símbolo dos melhores anos da história do clube. À entrada para a oitava temporada na "pedreira", o carioca, que também tem nacionalidade portuguesa, renova as intenções do emblema minhoto para a próxima época.
"Somos o quarto grande do futebol português, mas vamos querer sempre mais. Vamos tentar ficar entre os quatro primeiros e tentar fazer um pouco mais do que na época passada", afirma o jogador.
A veterania reserva-lhe outra função: "A equipa vai ser muito renovada. Vou tentar ajudar na recepção e integração dos mais novos", afirma Alan, que não comenta o despedimento do treinador Sérgio Conceição ("São coisas extra-campo, sobre as quais não devo pronunciar-me"), mas que, implicitamente, compara ao sucessor. "Paulo Fonseca? É um treinador mais calmo. Gosta muito da posse de bola. Tem tudo para dar certo", afirma Alan.
O capitão do Braga estará, como todos os colegas, a fazer exames exames médicos durante esta sexta-feira e até amanhã. No domingo, a equipa minhota terá um dia de folga. Os trabalho de campo arrancam na segunda-feira, com o primeiro treino da época, nos relvados secundários do Estádio Municipal de Braga.
Após uma semana de treinos na "pedreira", a equipa minhota fará estágio no Algarve, entre 16 e 25 próximos.