Uma boa exibição diante das bicampeãs do mundo não foi suficiente para Portugal garantir o apuramento para os oitavos de final do Mundial feminino de futebol. No tempo de compensação, Ana Capeta acertou no poste. O nulo apura os Estados Unidos no segundo lugar do Grupo E, atrás dos Países Baixos.
Corpo do artigo
Com o apuramento para os oitavos de final em discussão, Francisco Neto recuperou o onze que defrontou os Países Baixos, com Kika Nazareth no lugar da lesionada Fátima Pinto, mas mexeu no sistema para fazer frente aos Estados Unidos.
Ao contrário do que aconteceu diante das neerlandesas, Portugal encarou a bicampeã do Mundo em título num 4-3-3 descomplexado, demonstrando uma capacidade de pressão assinalável que criou grande desconforto às norte-americanas durante toda a primeira parte.
Apesar de os primeiros lances de perigo terem surgido junto da baliza portuguesa, as melhores ocasiões pertenceram às Navegadoras, com destaque para uma perdida de Jéssica Silva, na cara da guarda-redes adversária, aos 16 minutos.
Antes, já Andreia Norton tinha deixado um primeiro aviso, com Kika Nazareth, do meio da rua, a voltar a colocar em sentido as norte-americanas, perto do intervalo.
Portugal fechou o primeiro tempo com mais bola (44% contra 38% do adversário) e a saber que só a vitória lhe garantiria o apuramento para os oitavos de final do Mundial, uma vez que os Países Baixos já venciam o Vietname por 5-0 ao cabo da etapa inicial.
Mais fortes fisicamente, os Estados Unidos aumentaram a pressão na segunda parte, começaram a recuperar mais bolas no meio-campo português e, desse modo, criaram maiores problemas no ataque. Aos 54 minutos, Alex Morgan contornou a guarda-redes, Inês Pereira, mas viu Diana Gomes impedir-lhe o golo com um corte providencial. Pouco depois foi Williams, solta ao segundo poste, a cabecear ao lado.
Com o nulo a perdurar, o selecionador arriscou ao lançar a goleadora Telma Encarnação para o lugar da criativa Andreia Norton, à entrada dos derradeiros dez minutos do encontro. Já dentro do tempo de compensação, Ana Capeta isolou-se e acertou no poste, perdendo-se aí a melhor ocasião do encontro.
O empate frente a Portugal permite aos Estados Unidos avançarem para os oitavos de final do Campeonato do Mundo. As norte-americanas fecham o Grupo E no segundo lugar, com 5 pontos, menos dois do que os Países Baixos, que golearam o Vietname por 7-0.