Sporting sofre três ou mais golos num jogo pela terceira vez desde a chegada do treinador, que tinha vencido sempre na primeira jornada.
Corpo do artigo
Pela 12.ª temporada consecutiva, o Sporting não perdeu no jogo inaugural do campeonato, mas do quinto empate deste registo (sete vitórias) não restará muito mais do que um sabor a derrota. Em Braga (3-3), os leões mostraram fragilidades defensivas pouco habituais nas últimas duas épocas, desperdiçaram três vantagens - a última nos minutos finais - e sofreram três ou mais golos no mesmo jogo apenas pela terceira vez desde que Ruben Amorim assumiu o controlo da equipa. Se são as defesas que ganham campeonatos, então em Alvalade há muito trabalho a fazer tendo em vista a reconquista do título de campeão, perdido em 2021/22 para o F. C. Porto.
Logo à primeira jornada, o Sporting desperdiçou os primeiros pontos na Liga e ficou para trás na luta pelo título. Após o jogo em Braga, Amorim confidenciou saber perfeitamente quais foram os problemas que ditaram o empate e é quase certo que a maioria deles se relacionam com a organização e a solidez defensiva da equipa. Até anteontem, e desde que o comando técnico está na mãos de Ruben Amorim, os leões só haviam sofrido três ou mais golos no mesmo jogo em duas ocasiões (derrotas por 4-3 e 3-2, frente a Benfica, em 2020/21, e Santa Clara, em 2021/22, respetivamente), mas só numa delas é que o resultado teve consequências diretas - nesse dérbi, na Luz, o Sporting já era campeão. O Braga foi, assim, apenas o terceiro adversário português a tirar mais proveitos da má prestação defensiva leonina.
O empate na "pedreira" trava ainda o registo 100% vitorioso de Ruben Amorim na primeira jornada: nas duas épocas anteriores, o Sporting ganhou sempre na estreia.
Alfa Semedo vê quarto vermelho
Frente ao Chaves, o médio somou mais uma expulsão desde que veste a camisola do V. Guimarães. Esta foi a quarta vez que Alfa Semedo viu o cartão vermelho ao serviço dos vitorianos, em apenas 27 jogos disputados.
Águias com mais bola
O Benfica foi a equipa que jogou mais tempo com bola na primeira jornada. De acordo com o site "Sofa Score", as águias acabaram o jogo frente ao Arouca com 73% de posse de bola. F. C. Porto e Sporting tiveram 59% e 55%, respetivamente.
Casa Pia já faz história
No primeiro jogo na Liga em 83 anos, os casapianos empataram com o Santa Clara e pontuaram pela primeira vez como visitantes. Os sete jogos anteriores acabaram em derrotas.
Taremi. Avançado do F. C. Porto
Iraniano de pé quente tem início avassalador
Depois de ter bisado na Supertaça, Taremi repetiu a dose no arranque da Liga. É a primeira vez que o avançado iraniano marca dois golos em jogos consecutivos ao serviço do F. C. Porto. Em dois jogos, leva quatro golos.
Caso
BENFICA 4 - 0 AROUCA
45"
Mateus Quaresma é bem expulso por falta sobre Rafa?
Paulo Pereira
Árbitro de futebol
O Rafa sofre efetivamente falta de Mateus Quaresma, mas o João Basso, defesa do Arouca, já estava muito perto da jogada. Para além disso, o Rafa estava a sair do drible sobre o Miguel Quaresma, o que dificulta o controlo da bola seguinte. Para haver motivo para expulsão teria que ser destruída uma clara oportunidade de golo (tem que ser analisada a distância e o enquadramento em relação à baliza, e a posição dos defesas), mas neste caso era apenas uma jogada de perigo, punível com amarelo. Esteve mal o VAR ao intervir e o Manuel Mota ao aceitar a decisão.