A SAD do Leixões, que milita na LigaPro, tem novo presidente, com Paulo Lopo, o principal acionista, a ceder o cargo a André Castro, que, em maio passado, já havia sido promovido de diretor desportivo a administrador da sociedade que gere o futebol profissional do clube matosinhense.
Corpo do artigo
"Entendo que chegou a hora de passar o testemunho. Fechámos um ciclo. Estes primeiros tempos foram muito difíceis, mas conseguimos reerguer o Leixões em apenas três anos, o que muitos consideravam impossível. O clube estava à beira da falência, desacreditado, carregado de dívidas e é hoje um exemplo em termos financeiros e de gestão desportiva", disse Paulo Lopo, na rede social Facebook, no momento da passagem de testemunho. Lopo mantém-se como o principal acionista e passará a ocupar o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral nos novos órgãos sociais da sociedade.
Sob a liderança de Paulo Lopo, o Leixões reequilibrou as contas (reduziu o passivo de 9 para 2,5 milhões de euros), recuperou património, apostou forte na formação e atingiu uma valorização recorde dos ativos, tornando num dos clubes que mais vendas fez em Portugal nos últimos anos. A SAD deve apresentar pelo quarto ano consecutivo resultados positivos, neste último exercício a rondar os 500 mil euros.
Por tudo isto, André Castro considera que "liderar o Leixões, depois do trabalho feito por Paulo Lopo, é uma grande responsabilidade". "Agradeço a confiança do Paulo Lopo, por me ter convidado para este projeto. Temos aqui um grande projeto, as bases estão lançadas e queremos agora subir para o patamar seguinte", acrescentou.
André Castro começou a trabalhar no Leixões na época 2018/19, então como diretor desportivo, assumindo a gestão do futebol profissional. Posteriormente acumulou ainda as funções de diretor-geral, até que em maio passado passou a integrar o Conselho de Administração, juntamente com Paulo Lopo, presidente cessante, e Nuno Fernandes.