Dragões tentam responder a fase de menor rendimento, frente a opositor com um percurso quase imaculado.
Corpo do artigo
F. C. Porto e Sporting de Braga vão protagonizar, no Dragão, o duelo mais empolgante da oitava jornada. Os campeões nacionais, em terceiro lugar, recebem uma equipa que se encontra na segunda posição e tem tido um percurso quase perfeito, dado que apenas cedeu dois pontos, na ronda inaugural, com o Sporting.
Não sendo inédito é, contudo, raro que o F. C. Porto defronte o Braga em desvantagem pontual. Em termos de classificação final, tal só aconteceu uma vez (2009/10): os minhotos ficaram em segundo lugar (melhor classificação de sempre) e os azuis e brancos quedaram-se pela terceira posição, sendo que o campeão foi o Benfica.
Havia seis épocas (2016/ /2017) que os guerreiros não visitavam o Dragão em vantagem pontual. O F. C. Porto era quarto (22 pontos) e o Braga o terceiro (23). Um golo de Rui Pedro, nos descontos, deu o triunfo aos portistas, que trocaram de posição com o adversário.
Na época passada, as duas equipas encontraram-se no Dragão à 14.ª jornada, com o F. C. Porto na liderança e o Braga em quarto, a 10 pontos. Um golo de Luis Díaz, a meio da primeira parte, decidiu o duelo nortenho, com os portistas a acentuarem a diferença pontual entre as duas equipas. Desta feita, o panorama é bem diferente. O F. C. Porto atravessa uma fase de menor rendimento, sendo que, em caso de vitória, igualará o Braga na segunda posição. Já a equipa minhota, se triunfar, assume, à condição, a liderança, dado que o líder Benfica só joga depois de amanhã, em Guimarães.
Os campeões nacionais, que após sete rondas já perderam mais pontos (cinco) do que em toda a primeira volta da época passada (quatro), tentarão ultrapassar um adversário em excelente momento, que leva oito êxitos seguidos, incluindo dois na Liga Europa.
Em termos de historial, o F. C. Porto venceu 54 dos 66 jogos em casa com o Braga para a Liga. Houve ainda oito empates e quatro êxitos dos minhotos.
Melhor
O melhor
Duelo de goleadores à vista: Taremi (F. C. Porto) e Banza (Braga) levam cinco golos cada na Liga.
O F. C. Porto venceu os três jogos em casa na Liga, a que se juntam mais cinco na reta final de 2021/22.
O Braga leva seis triunfos seguidos na Liga, o segundo melhor registo, só superado pelo Benfica.
O pior
O F. C. Porto cedeu cinco pontos nas últimas quatro rondas e volta ao Dragão após perder (0-4), com o Brugge, na Champions.
Pepe e Otávio estão em dúvida no F. C. Porto e Al Musrati, Vitinha e Niakaté no Braga.
O Braga enfrenta o segundo grande na Liga e o único jogo que não venceu foi com o Sporting.
A figura em destaque
Apenas com uma presença na Liga como técnico (14 jogos no Feirense, em 2018/19), a segunda participação de Filipe Martins no escalão principal está a correr muito bem. O Casa Pia, equipa onde se encontra desde agosto de 2020, soma já 14 pontos e ocupa o sexto lugar. Nos últimos cinco jogos venceu quatro e empatou um. Para já, a equipa lisboeta só perdeu com o Benfica, por 1-0, em campo neutro. Para um clube que tinha só uma presença na Liga (na longínqua época de 1938/39), então com escassos dois pontos amealhados, tudo está a ser diferente e para melhor.