A jornada 21 do campeonato é abrilhantada este sábado por um dérbi do Minho. Vimaranenses não vencem bracarenses em casa desde a época 2014/15.
Corpo do artigo
V. Guimarães-Braga
SportTV1 - 20.30 horas de sábado
O Estádio D. Afonso Henrique é o palco de um dos jogos mais aguardados e escaldantes da 21.ª jornada do campeonato. As duas equipas até podem estar a protagonizar uma temporada abaixo das expectativas, mas o Minho e o país vão estar de olhos postos no grande dérbi da região.
Vitória e Braga vão cumprir o jogo 145 de uma rivalidade única e que tem no equilíbrio a nota dominante, embora com uma ligeira vantagem arsenalista. Os bracarenses somam 59 triunfos (41%), contra os 55 dos vimaranenses (38%), tendo sido registados, ainda, 30 empates (21%), numa tendência que se tem acentuado nos últimos anos.
O V. Guimarães não sabe o que é vencer um dérbi do Minho desde 2016/17, quando ganhou em Braga, por 2-1, e a seca em casa é ainda maior, já que o último triunfo aconteceu na 29.ª jornada de 2014/15. Desde então, e excetuando esse sucesso no terreno do rival, a equipa da Cidade Berço soma nove derrotas e apenas três empates. O desempenho atual no campeonato também não agradará aos adeptos vimaranenses, que só festejaram um triunfo (frente ao Estoril) nos últimos seis jogos, com três desaires e duas igualdades a deixarem a equipa orientada por Pepa no sexto lugar da Liga.
O Vitória mantém, no entanto, a esperança de garantir o apuramento para as competições europeias da próxima temporada, mas a margem de manobra já não é muita. Apesar de ter ultrapassado o Estoril, a equipa de Guimarães está a seis pontos do Gil Vicente, quinto, que neste momento está na última posição de acesso à próxima edição da Liga Conferência.
O Braga está em quarto e se ainda não perdeu a esperança de apanhar o Benfica - está a seis pontos -, também não se pode distrair com a aproximação do Gil. Os arsenalistas procuram o golo 200 nos dérbis do Minho e se o conseguirem ficam mais perto do sucesso num jogo que é muito mais que isso para os adeptos.
Arouca-F. C. Porto
Manter o pleno na antecâmara de um clássico escaldante
O líder F. C. Porto viaja domingo (18 horas, Sport TV2) até Arouca, onde procura a 16.ª vitória consecutiva, que lhe permitará, no mínimo, chegar ao duelo com o Sporting com os atuais seis pontos de vantagem. A equipa de Sérgio Conceição procura manter o pleno de triunfos registado no Municipal arouquense, onde venceu os quatro encontros que disputou. O Arouca perdeu os três últimos jogos em casa e tem apenas um ponto de vantagem sobre o Famalicão, no 16.º posto, e dois em relação ao Moreirense, em 17.º.
No outro extremo da tabela, o F. C. Porto enfrenta o segundo jogo sem a magia de Luis Díaz, mas com Evanilson em alta, com sete golos nos últimos seis jogos.
Marítimo-Estoril
SportTV1 - 15.30 horas de sábado
Os Barreiros recebem um duelo entre duas equipas em momentos bem diferentes. O Marítimo só perdeu dois dos últimos nove jogos - contra Benfica e F. C. Porto, fora de casa - e, em caso de triunfo, pode ultrapassar a equipa sensação da primeira volta. O Estoril está em queda na classificação e não vence há seis partidas: dois empates e quatro derrotas é o registo da equipa da Linha.
Paços de Ferreira-Portimonense
SportTV1 - 18 horas de sábado
Sem vencer há cinco jogos e depois de três empates consecutivos, o Paços de Ferreira recebe uma das melhores equipas do campeonato a jogar fora de casa. Cinco das sete vitórias do Portimonense foram obtidas na condição de visitante e a formação algarvia quer manter o registo, apesar das baixas para este duelo.
Sporting-Famalicão
SportTV1 - 20.30 horas de domingo
O leão entra em campo sem qualquer margem de erro, para não correr o risco de visitar o Estádio do Dragão a mais de seis pontos do F. C. Porto, mas pela frente tem a grande besta negra de Ruben Amorim. O técnico ainda não venceu qualquer duelo contra o Famalicão no campeonato - dois empates e uma derrota -, mesmo que tenha batido, já esta época, os minhotos em partida da Taça da Liga, competição que os leões acabariam por vencer. Agora, é a luta pelo título que entra nas contas e Islam Slimani poderá ter a primeira oportunidade para mostrar serviço neste regresso a Alvalade. O argelino é reforço, tal como Marcus Edwards, que já se estreou.
Tondela-Benfica
SportTV1 - 19 horas de segunda-feira
É uma águia debaixo de fogo aquela que visita a Beira Alta à procura de reencontrar o caminho dos triunfos. A equipa de Nélson Veríssimo vem de duas derrotas seguidas (na final da Taça da Liga frente ao Sporting e contra o Gil Vicente em casa) e o técnico só venceu dois dos sete duelos que disputou desde que ocupou a vaga deixada em aberto por Jorge Jesus. A 12 pontos do líder e a seis do segundo lugar, o Benfica não tem margem de manobra e, pela frente, terá um Tondela moralizado pelo sucesso que alcançou em Portimão. A equipa de Pako Ayestarán respira melhor, mas só tem quatro pontos de vantagem sobre a linha de água.
Figuras em destaque
Samuel Lino, 22 anos, extremo do Gil Vicente: Barcelos vive dias de alegria e bem pode agradecer à inspiração de Samuel Lino, uma das figuras da vitória obtida pelos galos em pleno Estádio da Luz, onde marcou um golo. O brasileiro leva sete no campeonato, aos quais junta ainda três assistências, números que justificam, em absoluto, o assédio de que foi alvo no último mercado de transferências. O Atlético de Madrid ganhou a corrida à concorrência e assegurou a contratação para 2022/23.
Boselli, 22 anos, avançado do Tondela: O atacante uruguaio saltou do banco de suplentes para garantir a vitória beirã em Portimão, na última jornada, aumentando para cinco o número de golos no campeonato. Tem mais dois na Taça de Portugal, num total de sete em 13 jogos.
Otávio, 26 anos, médio do F. C. Porto: O internacional português é a cola que une todo o sistema de jogo portista e, além disso, tem-se mostrado absolutamente decisivo nas assistências. Já fez 11 passes para golo no campeonato, estando apenas atrás do benfiquista Rafa (15).
Consulte a classificação da Liga e os jogos da próxima jornada
Internacionais
Dérbi na capital da moda em Itália
A 24.ª jornada da Serie A tem direito a clássico, com o líder Inter de Milão a receber o AC Milan, este sábado, a partir das 17 horas, com a equipa da casa a ter, neste momento, quatro pontos de vantagem sobre o rival.
Itália: Jogos da jornada 24
Roma-Génova: Sábado - 14 horas - SPORT TV4
Inter-AC Milan: Sábado - 17 horas - SPORT TV3
Fiorentina-Lazio: Sábado - 19.45 horas - SPORT TV3
Atalanta-Cagliari: Domingo - 11.30 horas - SPORT TV3
Veneza-Nápoles: Domingo - 14 horas - SPORT TV3
Sampdoria-Sassuolo: Domingo - 14 horas
Bolonha-Empoli: Domingo - 14 horas
Udinese-Torino: Domingo - 17 horas - SPORT TV5
Salernitana-Spezia: 07/02 - 19.45 horas - SPORT TV3
Inglterra: 16 avos da Final da Taça
Chelsea-Plymouth Argyle: Sábado - 12.30 horas - SPORT TV2
Kidderminster Harriers-West Ham: Sábado - 12.30 horas - SPORT TV3
Manchester City-Fulham: Sábado - 15 horas - SPORT TV2
Wolverhampton-Norwich: Sábado - 15 horas - SPORT TV3
Cambridge-Luton Town: Sábado - 17.30 horas - SPORT TV2
Tottenham-Brighton: Sábado - 20 horas - SPORT TV2
Liverpool-Cardiff City: Domingo - 14 horas - SPORT TV2
Nottingham Forest-Leicester: Domingo - 16 horas - SPORT TV3
Bournemouth-Boreham Wood: Domingo - 18.30 horas - SPORT TV4
Espanha: jogos da jornada 23
Elche-Alavés: Sábado - 13 horas - ELEVEN1
Maiorca-Cádiz: Sábado - 15.15 horas - ELEVEN1
Celta Vigo-Rayo Vallecano: Sábado - 17.30 horas - ELEVEN2
Osasuna-Sevilha: Sábado - 20.00 horas - ELEVEN1
Valência-Real Sociedad: Domingo - 1 .horas - ELEVEN1
Barcelona-Atlético Madrid: Domingo - 15.15 horas - ELEVEN1
Bétis-Villarreal: Domingo - 17.30 horas - ELEVEN1
Real Madrid-Granada: Amanhã - 20 horas - ELEVEN1
Athletic Bilbao-Espanyol: 07/02 - 20 horas - ELEVEN1
Alemanha: jogos da jornada 21
Colónia-Friburgo: Sábado - 14.30 horas
Mainz-Hoffenheim: Sábado - 14.30 horas - ELEVEN3
Bielefeld-Borussia Moenchengladbach: Sábado - 14.30 horas
Augsburgo-Union Berlim: Sábado - 14.30 horas - ELEVEN4
Estugarda-E. Frankfurt: Sábado - 14.30 horas - ELEVEN2
Bayern Munique-Leipzig: Sábado - 17.30 horas - ELEVEN1
B. Dortmund-B. Leverkusen: Domingo - 14.30 horas - ELEVEN2
Wolfsburgo-Furth: Domingo - 16.30 horas - ELEVEN2
França: jogos da jornada 23
Saint-Étienne-Montpellier: Sábado - 16 horas - ELEVEN5
Mónaco-Lyon: Sábado - 20 horas - ELEVEN1
Lorient-Lens: Domingo - 12 horas - ELEVEN2
Troyes-Metz: Domingo - 14 horas
Estrasburgo-Nantes: Domingo - 14 horas - ELEVEN4
Nice-Clermont: Domingo - 14 horas - ELEVEN3
Reims-Bordéus: Domingo - 14 horas - ELEVEN5
Rennes-Brest: Domingo - 16 horas - ELEVEN3
Lille-PSG: Domingo - 19.45 horas - ELEVEN3