Minhotos não vencem há três jogos na Liga e o campeão nacional empatou dois dos últimos três encontros fora.
Corpo do artigo
V. Guimarães - F. C. Porto
SPORT TV1
21/01 -20.30 HORAS
O Estádio D. Afonso Henriques é o palco do jogo de cartaz da última jornada da primeira volta do campeonato. Apesar de continuar a ocupar o sexto lugar, o V. Guimarães vive a pior crise de resultados de 2022/23 e tentará dar a volta perante um F. C. Porto que, esta temporada, tem sido muito irregular longe do Estádio do Dragão.
A equipa de Moreno Teixeira soma duas derrotas e um empate nos últimos três jogos na Liga portuguesa, mas o registo é ainda pior se juntarmos as outras competições: os minhotos não vencem há sete partidas, desde que bateram o Marítimo, na 13.a jornada. Depois das eliminações na Taça da Liga e na Taça de Portugal - esta com uma derrota dramática em Braga, por 3-2, após estar a vencer 2-0 até aos 81 minutos -, a esperança do Vitória em garantir um lugar nas provas europeias da próxima época depende do que fizer no campeonato, sendo que o atual sexto posto poderá abrir uma vaga.
Ao contrário do adversário de depois de amanhã, o F. C. Porto continua em ação em todas as provas, mas a margem de manobra no principal objetivo - revalidar o título nacional - é relativamente curta. Depois de ter reduzido a desvantagem para cinco pontos em relação ao líder Benfica na última jornada (graças ao triunfo frente ao Famalicão e ao empate no dérbi de Lisboa), a equipa de Sérgio Conceição enfrenta um novo teste à bipolaridade que tem exibido esta temporada.
Nos oito jogos disputados em casa regista sete vitórias e apenas um desaire - precisamente frente ao Benfica -, mas os números são bem diferentes longe do Dragão. Com quatro triunfos, três igualdades e uma derrota (Rio Ave) até agora, o F. C. Porto empatou em duas das últimas três deslocações (Santa Clara e Casa Pia), desfechos que poderão ter influência na luta pela conquista do bicampeonato.
A figura em destaque
A visita do F. C. Porto à Cidade Berço marca o fim da primeira volta, mas os 16 encontros anteriores bastaram para confirmar a evolução e a afirmação de Wenderson Galeno. O luso-brasileiro conta oito golos e três assistências na Liga portuguesa, que, somados aos registos nas outras competições, fazem de 2022/23 a melhor temporada da carreira do extremo. Em 29 partidas disputadas, Galeno marcou 13 tentos, superando o máximo anterior (11) registado na época passada, quando representou o Braga até janeiro antes de regressar ao Dragão, por nove milhões de euros.
Outras figuras
Autor de um dos golos leoninos no dérbi lisboeta (2-2), Pedro Gonçalves não tem perdido influência na equipa apesar de estar a ser utilizado a médio por Ruben Amorim. Em 25 partidas, já marcou dez golos e assinou quatro assistências.
O ponta de lança espanhol voltou a ser decisivo, ao marcar o golo do triunfo do Gil Vicente sobre o V. Guimarães. Fran Navarro já é o terceiro melhor marcador do campeonato, com nove golos, atrás de Gonçalo Ramos e Mehdi Taremi.