Jorge Costa, antigo jogador do F. C. Porto e que atualmente era diretor para o futebol profissional do clube, morreu na terça-feira, aos 53 anos. A partida precoce deixou o mundo do futebol de luto. Cerimónias fúnebres celebram-se a partir das 15 horas desta quarta-feira, no Estádio do Dragão.
Corpo do artigo
19.56
Super Dragões e Coletivo prestam homenagem
Fotos: Igor Martins
Os Super Dragões e o Coletivo Ultras 95 juntaram-se, ao final da tarde desta quarta-feira, à homenagem a Jorge Costa no Estádio do Dragão. As claques do F. C. Porto entoaram cânticos em honra do antigo capitão de equipa, acenderam potes de fumo e agitaram uma bandeira gigante com o número 2 e o nome de Jorge Costa. O tributo terminou com o hino do F. C. Porto, cantado por todas as pessoas que se encontravam junto ao memorial que nasceu na parte exterior do Estádio do Dragão.
19.47
"Era mesmo boa pessoa e partiu demasiado cedo"
O médico Fernando Póvoas também esteve presente na despedida do "amigo de mais de 30 anos". "Foi sempre tímido fora do campo e um lutador, um bicho, dentro do campo", descreveu, acrescentando que a morte de Jorge Costa deixa "um vazio". "Era mesmo boa pessoa e partiu demasiado cedo".
19.33
"Dia triste. Perdemos um símbolo do F. C. Porto e da seleção"
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, esteve presente no velório de Jorge Costa, lamentando a partida precoce "de um grande jogador e ser humano".
"Dia triste. Perdemos um símbolo do F. C. Porto e da seleção", referiu, acrescentando que não quis deixar de prestar homenagem ao antigo capitão dos dragões. "Temos assistido a relatos de pessoas que provaram como ele era".
Foto: Igor Martins
18.58
Presidente do Benfica não regressa a tempo do funeral
O líder máximo das águias, Rui Costa, não vai marcar presença no funeral do grande amigo Jorge Costa, marcado para as 10.30 horas desta quinta-feira. O Benfica só tem regresso previsto a Portugal para as 12.30 horas, após o duelo da pré-eliminatória da Liga dos Campeões em Nice, pelo que a presença do antigo médio no último adeus ao ex-capitão portista é impossível.
Rui Costa reagiu, na terça-feira, à morte de Jorge Costa, numa declaração que pode recordar aqui.
18.15
Pauleta sobre Jorge Costa: "Era impossível não gostar dele"
Foto: Igor Martins
Pedro Pauleta, antigo avançado da seleção nacional e atual dirigente da FPF, também marcou presença na homenagem a Jorge Costa, que decorre no Estádio do Dragão.
"É um momento muito triste. Os meus sentimentos a família e a todos os portistas. A notícia apanhou-nos de surpresa, era impossível não gostar dele. Foi um grande capitão de equipa no F. C. Porto e passou muitos anos na seleção. É um momento difícil para toda gente, sobretudo para quem tenha partilhado um minuto com ele no relvado. Era um líder, impondo um respeito natural. Tive a sorte de o ter ao meu lado e também de jogar contra ele. Morria pelo F. C. Porto e pela seleção nacional", afirmou o segundo melhor marcador de sempre da seleção nacional.
"Dentro do campo todos o conheceram, fora era uma pessoa formidável, sempre bem disposto e com aquele sorriso tão próprio. Todos gostávamos muito dele, mesmo os jogadores das equipas rivais. Via-se que estava feliz por ter voltado ao clube de coração. Costumámos falar bem das pessoas quando morrem, mas neste caso é inteiramente justo. O Jorge podia ser o que quisesse no futebol. Foi um grande jogador, um grande treinador e ia fazer grandes coisas como dirigente. Tenho a certeza que ia ter muito sucesso. Que descanse em paz", finalizou Pauleta.
17.55
Antero Henrique: "Jorge Costa era um aliado, um irmão que a vida me deu"
O antigo diretor-geral dos dragões, Antero Henrique, marcou presença na homenagem ao ex-capitão dos dragões. "Não apareço muito, mas neste momento em que fazemos uma homenagem a uma pessoa que merece muito, que foi um exemplo para todos os portistas e para os adversários, justifica-se que apareça a dar o meu testemunho, Cruzei-me com o Jorge durante muitos anos, não só no F. C. Porto, mas também fora. Jorge Costa foi uma pessoa muito especial para mim, um aliado, um irmão que a vida de deu. Estou muito triste, é um momento muito delicado", afirmou, à SportTV.
"Quero que o Jorge continue muito presente na minha vida porque sempre, silenciosamente, me ajudou muito ao longo da minha carreira tanto no F. C. Porto como fora. É um agradecimento público que lhe faço pela dimensão que teve como jogador, treinador, mas essencialmente, pessoa. E isso percebe-se, por exemplo, pela amizade com o Rui Costa, sendo alguém tão portista e defensor dos valores do F. C. Porto, honroso transportador da braçadeira do F. C. Porto", acrescentou.
16.48
Rui Barros: "Era um Bicho nos treinos, fora de campo era adorável"
Foto: Igor Martins
Outra das grandes figuras da história do F. C. Porto, Rui Barros falou, ao Porto Canal, sobre os tempos partilhados com o antigo capitão dos dragões: "Tivemos muitas batalhas juntos, almoçaradas, foi um guerreiro que ultrapassou as lesões com grande espírito de sacrifício. Era um Bicho nos treinos, fora de campo era adorável. Foi um grandíssimo jogador do F. C. Porto e da seleção nacional. Teve oportunidade de regressar ao clube que adorava. Falei com ele no domingo e estava feliz, estava no clube dele. Foi duro receber esta notícia".
16.38
Derlei: "Sou um privilegiado por ter vivido aqueles momentos ao lado de Jorge Costa"
Foto: Igor Martins
O antigo avançado dos dragões marcou presença no velório de Jorge Costa e recordou alguns dos momentos que partilhou com o antigo capitão do F. C. Porto: "Cabe-nos continuar a lembrar e mostrar o que fez ao longo da vida. Deixou um legado para todos, sobretudo nesta casa. Quando cheguei, ele estava a regressar [do empréstimo ao Charlton] e o Vítor Baía devolveu-lhe a braçadeira de capitão. Desde o primeiro dia que esteve disponível para nos ajudar. Sou um privilegiado por ter vivido aqueles momentos ao lado do Jorge Costa", afirmou o "ninja".
"Jorge Costa, fora de campo, era totalmente diferente. Gostava muito de conviver com os amigos, era um ser humano fantástico. Falei com ele na última sexta-feira, estava a viver um momento feliz, mesmo com a responsabilidade que tinha nos ombros. Estava feliz por voltar a casa e estar no lugar de onde gostaria de nunca ter saído", acrescentou o antigo avançado.
16.24
De Sérgio Conceição a Postiga: várias figuras do futebol presentes no estádio
Amigos de Jorge Costa prestam homenagem no Dragão. Além de Sérgio Conceição, antigo jogador e treinador dos dragões, e João Vieira Pinto, também passaram pela urna Ricardo Fernandes, Bosingwa, Ukra, Vítor Bruno, Nuno Piloto, Derlei, Pauleta, Raul Meireles, Hélder Postiga, Hugo Oliveira e Miguel Ribeiro.
16.18
Local de homenagem ao antigo capitão azul e branco
Foto: F. C. Porto
15.44
Homenagens da formação portista
As homenagens das nossas equipas Sub-15, Sub-16 e Sub-17 #E2ERNO pic.twitter.com/KkuvA3Hkgj
- FC Porto (@FCPorto) August 6, 2025
15.29
Fernando Gomes e Reinaldo Teixeira presentes na homenagem
Fernando Gomes, presidente do Comité Olímpico de Portugal, e Reinaldo Teixeira, presidente da Liga, já estiveram no Dragão a prestar homenagem a Jorge Costa. Pedro Proença, presidente da FPF, chegará por volta das 19 horas.
15.22
Frederico Varandas esteve no estádio
O presidente do Sporting, Frederico Varandas, esteve no Dragão a prestar condolências à família de Jorge Costa e ao presidente do F. C. Porto, André Vilas-Boas.
Foto: Igor Martins
15.17
Livro de condolências disponibilizado aos adeptos
O F. C. Porto disponibilizou um livro de condolências que os adeptos podem assinar na despedida ao mítico capitão azul e branco.
Foto: Igor Martins
15.06
Portas do P1 abrem-se à família portista
As portas do P1 já abriram e centenas de adeptos começam a entrar no dragão para prestar homenagem a Jorge Costa.
Foto: Igor Martins
14.56
Adeptos começam a juntar-se no Dragão para última homenagem
Dezenas de pessoas colocaram adereços do F. C. Porto no mausoléu improvisado a Jorge Costa junto ao Estádio do Dragão, onde, a partir das 15 horas, podem prestar a última homenagem ao dirigente que morreu ontem.
Os azuis e brancos colocaram as bandeiras do clube a meia haste e é precisamente nessa zona frontal do estádio que os adeptos se têm concentrado, pousando bandeiras, cachecóis, pósteres, velas ou mensagens a celebrar a memória do antigo capitão portista. Nos ecrãs gigantes do estádio permanece a fotografia de Jorge Costa, com uma das suas célebres frases: "Aconteça o que acontecer, faço parte da história do meu clube do coração".
Foto: Igor Martins
14.50
Ver Jorge Costa "partir cedo é o que mais custa"
O internacional pela seleção portuguesa de futebol João Moutinho enviou esta quarta-feira as condolências à família de Jorge Costa e ao F. C. Porto pela morte do ex-jogador, tendo realçado que vê-lo "partir cedo é o que mais custa".
"Queria deixar, em nome do grupo [do Sporting de Braga], as condolências à família e à "nação" portista pela morte do Jorge Costa. Sei que estão a sofrer. (...) Temos de seguir em frente. A vida é assim. Ver partir cedo de mais é o que custa", realçou, durante a antevisão ao encontro com o Cluj, referente à primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, marcado para quinta-feira, na Roménia.
14.11 horas
Luís Montenegro: "Uma marca insubstituível"
"Jorge Costa tem um percurso notável de serviço ao F. C. Porto, mas sobretudo ao país. Desde as camadas jovens à equipa principal da nossa seleção, acumulou jornadas de muito fulgor e mérito, foi sempre uma alma muito visível dentro de campo, especialmente no estímulo e liderança que passava aos companheiros", elogiou Luís Montengro, que esteve esta quarta-feira, no Estádio do Dragão para prestar uma última homenagem a Jorge Costa.
"Foi sempre um exemplo, partiu muito jovem, e deixa uma marca insubstituível, mas que com o reconhecimento que tem sido manifesto por parte de todos aqueles que com ele se cruzaram, incluindo os adversários, é a manifestação de que no desporto é possível haver fair-play, espírito de conquista e de vitória, mas ao mesmo tempo de respeito por todos os outros."
12.29 horas
Plantel portista presta tributo no Dragão
A equipa azul e branca vai, ao início da tarde, marcar presença nas cerimónias públicas de homenagem a Jorge Costa, que se realizam hoje no Estádio do Dragão.
12.23 horas
Vítor Bruno: "O F. C. Porto e o futebol estão mais pobres"
Vítor Bruno, que trabalhou diretamente com Jorge Costa, quando ambos assumiram funções, de treinador e diretor, sob a nova liderança no clube, depois das eleições ganhas por André Villas-Boas, deixou uma mensagem na rede social Instagram lembrando o ex-futebolista e dirigente.
"Foi neste dia que tudo começou, ambos numa função que nos era desconhecida, mas com a mesma vontade de fazer bem, de ir à luta, de ganhar. Hoje, o FCP e o Futebol estão muito mais pobres. Descansa em paz, Jorge", escreveu Vítor Bruno, numa mensagem acompanhada de uma fotografia com ambos.
9.39 horas
F. C. Porto junta ex-companheiros de Jorge Costa para um tributo sentido
Através de um vídeo publicado nas redes sociais, esta quarta-feira, os dragões dão continuidade às homenagens à lenda portista, que faleceu na sequência de uma paragem cardíaca. Chaínho, Costinha, Derlei, Domingos Paciência, Fernando Santos e José Mourinho dão voz à tristeza portista.
Várias vozes que representam a homenagem de todo o universo FC Porto pic.twitter.com/YmhcHpWEiu
- FC Porto (@FCPorto) August 6, 2025
7.44 horas
Presidente da FIFA recorda "liderança, determinação e paixão"
Gianni Infantino, presidente da FIFA, recordou esta quarta-feira Jorge Costa como "um marco inesquecível do F.C. Porto", um futebolista que "inspirou jogadores pela sua liderança, determinação e paixão pelo jogo".
"Apresento as minhas mais sinceras condolências à família, aos amigos, ao F.C. Porto e a toda a comunidade do futebol em Portugal e no mundo", refere Infantino, através da sua conta no Instagram.
7.25 horas
2025: Ano Horribilis de um clube ainda a sarar as feridas
Em apenas seis meses, o F. C. Porto despediu-se de Pinto da Costa, o presidente dos presidentes, do último grande capitão, Jorge Costa, e de dois jovens ex-atletas do clube, Diogo Jota e André Silva.
Leia mais aqui.
7.20 horas
Depoimento sentido de Domingos Paciência: "Ainda hoje os meus filhos jogam às cartas como tu jogavas"
"Ninguém estava à espera de uma notícia tão triste, tão difícil de entender, de uma partida tão precoce. É verdade que já tinhas tido um problema de saúde parecido, Jorge, mas mesmo assim é quase impossível aceitar um desfecho destes."
Leia mais aqui.
7.10 horas
Futebol de luto
Ao longo do dia de terça-feira foram muitas as mensagens de luto do mundo do futebol, nomeadamente, de amigos, ex-colegas e dirigentes.
Recorde aqui as memórias e palavras de tristeza pela morte do eterno capitão azul e branco.
7.10 horas
Homenagem no Dragão, funeral na Igreja de Cristo Rei
Bom dia. Retomamos o acompanhamento ao minuto sobre Jorge Costa, ex-defesa central internacional português e até agora diretor para o futebol profissional do F.C. Porto, que morreu na terça-feira, aos 53 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória.
As cerimónias fúnebres começam esta quarta-feira, com homenagens no Estádio do Dragão, entre as 15 horas e as 22 horas. O funeral terá lugar na Igreja de Cristo Rei, no Porto, às 10.30 horas de quinta-feira.