Tiago Apolónia e João Monteiro realizaram este sábado uma grande exibição diante uma dupla de Taiwan e garantiram um lugar na final de pares masculinos do World Tour de ténis de mesa, ao vencerem por 4-3.
Corpo do artigo
Os únicos portugueses ainda em prova tiveram de trabalhar muito para levar de vencida Hung-Chieh Chiang e Sheng-Sheng Huang, num encontro muito equilibrado, com jogadas fantásticas e com 'sets' com vantagens mínimas para qualquer uma das duplas.
O par luso entrou a vencer no encontro, conquistando o primeiro parcial por 12-10, após uma igualdade a 10 pontos, que levou o jogo para vantagens.
De resto, dos quatro 'sets' conquistados pela dupla lusa, apenas um deles não foi ganho nas vantagens, o quinto do encontro, em que Apolónia e Monteiro venceram por 11-7.
Na resposta, Hung-Chieh Chiang e Sheng-Sheng Huang não deram hipóteses e, com uns claros 11-5 - o parcial com maior diferença -, adiaram a decisão para o sétimo e derradeiro jogo do encontro.
Aí, os portugueses 'agigantaram-se' e numa partida intensa com 'matchs points' perdidos para ambas as duplas, o par luso conseguiu levar a melhor, vencendo por 16-14.
Após a partida, Tiago Apolónia assumiu que tem um sabor especial vencer um jogo tão disputado, fazendo também referência ao público português presente no pavilhão de Odivelas.
"Ganhar 'sets' que são muito repartidos é sempre bom, ganhámos vários com 'deuce' e são nestes pequenos detalhes que se decide o vencedor do vencido e, felizmente, calhou para nós. O ténis de mesa é isto, é bom que os portugueses sofram com o ténis de mesa, sofrer e ganhar é bom para todos", afirmou.
Na final, os portugueses vão defrontar Masakata Morizono e Yuya Oshima, do Japão, com quem perderam na Taça do Mundo, mas para João Monteiro a final será um jogo diferente, sem favoritos.
"Vamos já para o hotel tentar descansar um pouco, talvez observar alguns pontos do par japonês. Jogámos contra eles na Taça do Mundo e perdemos, portanto vai ser um jogo muito difícil, em circunstâncias diferentes, é uma final e acho que vai ser 50% de hipóteses para cada", reiterou.
O embate entre portugueses e japoneses, que eliminaram na outra meia-final um par coreano, está marcado para as 17:45 de hoje.
As Finais do World Tour de ténis de mesa, que decorrem até domingo, juntam no Pavilhão Multiusos de Odivelas cerca de 60 atletas, nos quais estão presentes os 16 melhores atletas do mundo do setor masculino e do setor feminino.