A Arábia Saudita anunciou a criação de uma liga de futebol feminino. A iniciativa faz parte dos projetos Visão Saudita 2030 e Qualidade de Vida, que têm como objetivo promover uma nação ativa e saudável.
Corpo do artigo
Fundada pela Federação Desportiva Saudita para Todos (SFA), a "Women's Football League" será uma liga de futebol feminino que vai fomentar o desporto feminino no país. Depois da permissão da entrada de mulheres nos estádios de futebol em 2018, a Arábia Saudita parece focada em introduzir cada vez mais mulheres ao desporto.
Os comités da Liga vão consistir inteiramente em mulheres que vão trabalhar para completar requerimentos administrativos, questões médicas e de arbitragem. Vão ser desenvolvidos também cursos de treinadora e de árbitra para desenvolver a estrutura desportiva para as mulheres no país. O objetivo passa por ter, num futuro próximo, treinadoras e árbitras nos jogos da WFL.
A Liga vai, inicialmente, percorrer as cidades de Riyadh, Jeddah e Dammam. A competição consistirá numa fase preliminar, que vai determinar campeões regionais. Os vencedores vão jogar uma eliminatória para definir o campeão nacional.
1231967329875042306
O princípe Khaled bin Al-Waleed bin Talal vê a WFL como um fator potenciador para o plano Visão Saudita 2030, que procura fomentar uma sociedade mais saudável e ativa. "O desenvolvimento da Liga surgiu porque percebemos que havia uma necessidade de futebol a nível comunitário para mulheres", referiu o ao site "Arab News".
A diretora da Federação Desportiva Saudita para Todos, Shaima Saleh Al-Husseini, referiu que isto é uma mudança qualitativa no desporto feminino no país.
"A Federação está empenhada em colocar as mulheres na frente da missão de tornar a Arábia Saudita numa comunidade mais saudável e ativa. Empoderar as mulheres é conseguido através de programas positivos e pró-ativos como a Liga", afirmou Shaima.