Cantera dos encarnados está recheada de talento para potenciar na equipa principal nos próximos anos.
Corpo do artigo
O Benfica conquistou esta tarde a Youth League, a Liga jovem da UEFA, com uma vitória por 6-0 frente ao Salzburgo. A geração encarnada, que subiu ao topo da Europa no escalão sub-19, conta com vários talentos que podem marcar as águias nos próximos anos e tornarem-se referências.
André Gomes, guarda-redes, 17 anos
Nem sempre titular indiscutível nas camadas jovens, quando foi preciso André Gomes mostrou ser uma opção de qualidade, ao revelar segurança entre os postes. Na meia final frente à Juventus, entrou para o lugar do expulso Samuel Soares e foi o herói da partida. No desempate por grandes penalidades, defendeu dois e ajudou o Benfica a chegar à grande final.
No último jogo da prova frente ao Salzburgo fez defesas importantes para segurar a vantagem das águias, que ganhou contornos de goleada. Ainda com 17 anos, tem algumas épocas de formação pela frente mas, a continuar neste nível, poderá dar o salto em breve.
Tomás Araújo, defesa, 19 anos
O central é um dos patrões da defesa benfiquista, destacando-se pela qualidade que tem com a bola nos pés, ao nível do passe. As boas exibições nas camadas jovens já valeram uma chamada à equipa principal, onde disputou três jogos.
Poderá fazer um percurso à semelhança de Rúben Dias, Lindelof, entre outros, que ganharam protagonismo quando subiram à equipa A do Benfica. A qualidade que tem no passe poderá destacá-lo das outras opções no plantel das águias.
Martim Neto, médio, 19 anos
A competir maioritariamente na equipa B do Benfica, Martim Neto fez brilhantes exibições na Youth League, com um golo e assistência na final, e é um dos jogadores que mais se destaca no centro do terreno.
Aos 19 anos mostra já uma criatividade acima da média, com uma capacidade de posicionamento e colocação de bola muito desenvolvidas. Poderá seguir as pisadas de Paulo Bernardo e tornar-se uma opção regular na equipa principal.
Hugo Félix, médio, 18 anos
O apelido não engana e a qualidade também. Hugo Félix é uma das estrelas das camadas jovens do Benfica, com 15 golos marcados pelos sub-19 esta época, e é um dos mais talentosos da cantera encarnada.
Irmão de João Félix, também ele um jogador que brilhou nos escalões de base antes de se destacar na equipa A, junta à criatividade a capacidade de aparecer em zonas de finalização para atirar à baliza. Aos 18 anos ainda tem tempo para evoluir e seguir as pisadas do irmão.
Diego Moreira, extremo, 17 anos
Há duas épocas no Benfica, Diego Moreira leva oito golos na presente temporada e as boas exibições valeram uma chamada à seleção sub-19, para os jogos de qualificação para o Campeonato da Europa.
Capaz de jogar nas duas alas do campo, destaca-se por ser um extremo irreverente, com capacidade para mexer com o jogo a qualquer altura, exímio no drible e forte na condução de bola. Com apenas 17 anos tem características que fazem dele uma promessa entusiasmante para o futuro benfiquista.
Henrique Araújo, avançado, 20 anos
É um dos jogadores já "quase feitos" das camadas jovens do Benfica, tanto que é opção regular na equipa principal e até já marcou por uma vez, nas cinco ocasiões que competiu pelos A. Brilhou na vitória frente ao Salzburgo com um hat-trick.
É um ponta-de-lança com vários recursos técnicos, um instinto finalizador e qualidade dentro de área acima do normal, sobretudo para um jovem de 20 anos. Já leva 18 golos em todos os escalões esta época e, a manter este processo evolutivo, poderá em breve ser a arma principal do ataque das águias.