Romário Baró, Jota e Rafael Leão estão de regresso aos eleitos de Rui Jorge para a fase final do Europeu de sub-21, numa lista sem grandes novidades em relação à primeira fase disputada em março. João Mário ficou fora das opções.
Corpo do artigo
O médio Romário Baró, do F. C. Porto, tinha sido chamado uma vez durante a qualificação e substitui Filipe Soares, do Moreirense, numa das três novidades confirmadas esta tarde por Rui Jorge em conferência de imprensa realizada na Cidade do Futebol, em Oeiras.
Já os avançados Jota, dos espanhóis do Valladolid, e Rafael Leão, dos italianos do AC Milan, surgiram na convocatória de março, mas acabaram rendidos no início do estágio por João Mário (F. C. Porto) e Gonçalo Ramos (Benfica), respetivamente, devido a lesão.
Rui Jorge prescindiu do médio dos dragões na nova lista de 23 eleitos, da qual já não está Pedro Gonçalves, melhor marcador da última edição da Liga, com 23 golos pelo campeão Sporting, convocado na quinta-feira por Fernando Santos para o Euro2020.
Na fase decisiva do Europeu de sub-21 vão estar sete campeões continentais de sub-19 em 2018: os guarda-redes Diogo Costa e João Virgínia, os defesas Diogo Queirós e Thierry Correia, o médio Florentino Luís e os avançados Jota e Francisco Trincão.
Finalista vencida em 1994 e 2015 e ausente da edição de 2019, a equipa das quinas procura um inédito título à oitava presença na fase final de um Europeu de sub-21, que integra pela primeira vez 16 equipas e tem decorrido na Hungria e Eslovénia num formato desfasado, devido ao adiamento por um ano do Euro2020 devido à pandemia de covid-19.