Um "póquer" de Bas Dost permitiu ao Sporting regressar às vitórias, com um triunfo folgado (4-1) frente ao Tondela, último classificado, num jogo com três penáltis a favor dos leões.
Corpo do artigo
Com Podence e Matheus Pereira no onze, o clube de Alvalade criou perigo logo aos 10 minutos, num livre de Bryan Ruiz, mas, apesar da maior posse de bola, os leões começaram por sentir dificuldades em furar o bloco defensivo do Tondela.
5719325
A história começou a mudar aos 34 minutos, quando Podence (um dos mais inspirados) trabalhou bem na esquerda e cruzou para Bas Dost que, solto de marcação, inaugurou o marcador.
Com o jogo mexido no arranque da segunda parte, o Tondela ainda empatou (53 minutos), com Jhon Murillo a concluir da melhor forma uma jogada que passou por Claude Gonçalves e Pedro Nuno.
Dois minutos depois, era a vez de Matheus Pereira trabalhar bem à entrada da área para servir Bas Dost: o holandês não vacilou e voltou a faturar.
Mas a saga do atacante leonino ainda não tinha terminado: aos 71, fez, de grande penalidade, o terceiro da conta pessoal, repetindo o gesto sete minutos mais tarde, novamente da marca dos 11 metros.
Já em cima do apito final, houve um novo penálti a favor do Sporting, mas, à terceira, o holandês desperdiçou. Ainda assim, Bas Dost soma agora 22 golos no campeonato.
Já o Sporting, terceiro classificado, chegou aos 51 pontos e distanciou-se do Braga (empatou com o Chaves), mas continua a nove do Benfica (que tem menos um jogo) e a 11 do F. C. Porto.
O Tondela continua no último lugar, com 16 pontos, os mesmos do Nacional, que joga, neste domingo, frente ao Boavista. O Moreirense, primeira equipa acima da linha de água, também com menos um jogo, tem mais quatro pontos.