Beja Basket Clube tem como objetivo aumentar o número de praticantes e profissionalizar os treinadores
Corpo do artigo
Depois de duas décadas a viver à sombra do futebol noutro clube da cidade, um grupo de jogadores, dirigentes e técnicos decidiram formar o Beja Basket Clube (BBC) para dar outra dimensão ao basquetebol no Alentejo. A irreverência de serem jovens e em tudo diferentes levou a que fossem apelidados de "mad dogs" (cães loucos), até como forma de tornar o clube mais apelativo.
Desde os baby basket (crianças com quatro e cinco anos) até aos seniores, o o BBC tem 14 escalões a englobar os dois géneros, faltando apenas o feminino nos sub-18 e nos seniores.
Com cerca de uma centena de sócios, que pagam um euro por mês, o clube procura "cativar as famílias dos atletas a participar no dia a dia do clube", revela o presidente João Margalha.
O futuro está assente em quatro pilares: "Aumentar o número de praticantes, em particular no setor feminino, profissionalizar todos os técnicos, criar uma equipa de seniores exclusivamente com jogadores da formação e colocar um ou dois jogadores na seleção nacional de seniores", sintetiza.
Sobre a profissionalização dos técnicos, o presidente do BBC defende que "a carolice é fundamental", mas não chega. "É fundamental profissionalizar o treino na formação. Já gastamos mais de dois mil euros em salários com os treinadores. É urgente que os poderes políticos percebam que o desporto é fundamental na evolução dos estudantes", sustenta João Margalha.
"Treinamos em três pavilhões e do ponto de vista logístico é muito complicado. Temos escalões a treinar às 21 horas e é preciso muita boa vontade dos miúdos e dos pais", justifica Pedro Severino, coordenador desportivo.
O clube tem uma carrinha e através de um protocolo com um infantário da cidade resolve o problema dos transportes. A sustentabilidade financeira resulta dos contratos-programa com o Município de Beja e a Federação Portuguesa de Basquetebol, sendo que esta última "concede um forte apoio no reconhecimento do trabalho que o clube desenvolve na modalidade", justifica João Margalha.
O presidente deixa bem expresso o sentimento de que "o BBC é um fenómeno na área desportiva" e explica o motivo: "Vir para o clube é sinónimo de evolução social, desportiva e intelectual".
Bilhete de identidade
Nome: Beja Basket Clube
Fundação: 13/09/2010
Atletas na formação: 137
Os atletas
Cristiano Páscoa, 14 anos
"O basquetebol é uma paixão. Quero conquistar títulos e chegar à 1.ª Divisão com o BBC. Espero chegar à seleção nacional de sub-15"
João Farropas, 16 anos
"O basquetebol é uma forma de criar um bom ambiente em maus momentos. O trabalho físico ajuda no apoio emocional e na escola"
Rita Barros, 16 anos
"O basquetebol e o clube são uma parte importante de mim, porque mudaram a minha vida. Quando venho para o pavilhão tudo melhora"