Mesmo à terceira jornada, numa fase ainda muito precoce da época, todos os pormenores contam num duelo entre Benfica e F. C. Porto, que se defrontam já depois de amanhã, no Estádio da Luz (19.00 horas).
Corpo do artigo
Na radiografia feita às duas equipas, conclui-se que as águias têm um plantel mais jovem (média de 23,5 anos) do que os dragões (média de 25,3 anos) e com mais jogadores portugueses: 16 contra 11 (André Almeida, Pedro Álvaro, Ferro, Rúben Dias, Tomás Tavares, Nuno Tavares, João Ferreira, Chiquinho, Tiago Dantas, Florentino, Gedson, Pizzi, Nuno Santos, David Tavares, Rafa e Jota no Benfica; Diogo Costa, Tomás Esteves, Pepe, Diogo Leite, Manafá, Bruno Costa, Romário Baró, Danilo, Sérgio Oliveira e Fábio Silva no F. C. Porto).
Ainda assim, com as entradas e saídas do defeso, os portistas também passaram a ter uma maioria lusa no plantel (36,7%), aproximando-se do que se passa no rival (47,1%). No que diz respeito à média de alturas, há um empate técnico (média de 1,83 metros nas duas equipas), enquanto o plantel do F. C. Porto é ligeiramente mais pesado (média de 75 kg) do que o do Benfica (média de 73,6 kg).
Voltando às idades, há vários jogadores com 20 anos ou menos nos dois plantéis, três dos quais têm condições de ser titulares: no Benfica, Nuno Tavares, de 19 anos, tem sido o lateral-direito e Florentino, de 20, é dono de um lugar no meio-campo; no F. C. Porto, Romário Baró, de 19 anos, jogou de início na partida anterior. O mais veterano em campo será o central portista Pepe, com 36 anos.
Nomes como Ferro, Rúben Dias, Gedson (lesionado) e Jota já são apostas habituais de Bruno Lage no Benfica, ao passo que, no Dragão, para além de Baró, Sérgio Conceição já utilizou Bruno Costa e Fábio Silva, tendo no plantel outros jovens formados no Olival, como Diogo Costa e Tomás Esteves.
O jogador mais baixo do clássico será o japonês Nakajima (1,64 metros) e o mais alto dos dois plantéis é o argentino Conti (1,93 metros). Ao nível do peso, o mais robusto é o venezuelano Osorio (86 kg) e o mais leve é o argentino Cervi (56 kg). Destes quatro, apenas o avançado nipónico que chegou este ano ao F. C. Porto tem hipóteses de jogar depois de amanhã, provavelmente a partir do banco, apesar de não ter treinado nos últimos dias, pois foi autorizado a ir ao Japão assistir ao nascimento da filha.
Sabia que
O primeiro duelo entre águias e dragões no novo Estádio da Luz deu empate?
No dia 15 de fevereiro de 2004, Benfica e F. C. Porto defrontaram-se na nova Luz e o clássico terminou com o resultado de 1-1. Costinha abriu o marcador para os dragões, aos 29 minutos, e Simão Sabrosa empatou para as águias, aos 49.