F. C. Porto e Benfica são sérios candidatos a integrar o novo Mundial de Clubes, cuja primeira edição está prevista para junho e julho de 2025. O prémio monetário é chorudo: 28,2 milhões de euros a cada clube apenas por participarem.
Corpo do artigo
Com lugar a 32 clubes, oriundos de todas as confederações, a competição, que se realiza de quatro em quatro anos, reserva 12 lugares para a UEFA, sendo que cada país do velho continente pode ter apenas dois emblemas. Os encarnados, atualmente no 10.º lugar, e os dragões, no 12.º, estão bem posicionados mas só entram na competição se mantiverem boas prestações até à próxima temporada.
O período de "avaliação" considerado é de quatro anos, nesta edição entre 2021 e 2024. O Benfica garantiu, pela segunda época consecutiva, a presença nos quartos de final da Liga dos Campeões, já o F. C. Porto conseguiu os quartos, em 2020/21, e os oitavos, nesta temporada.
O arranque do novo formato esteve previsto para 2021, na China, mas a covid 19 obrigou ao adiamento, sendo que esta primeira edição só contemplaria 24 clubes. Em dezembro último, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, revelou que afinal a competição passaria a ter 32.
A AFC, da Ásia, contempla quatro vagas, o mesmo número de lugares a que terão direito os africanos da CAF. Já a Concacaf, da América do Norte e Central, reserva mais quatro posições, enquanto a Conmebol, da América do Sul, abre espaço a seis. Finalmente, a UEFA tem direito a 12.
Os vencedores das Ligas dos Campeões, de cada continente, nos últimos quatro anos, qualificam-se automaticamente mas caso haja repetição do nome do vencedor haverá lugar a ajustes com base na classificação dos clubes em cada continente.
Na UEFA, além do Chelsea e do Real Madrid, que conquistaram a Champions em 2020/21 e em 2021/22, e dos futuros vencedores desta época e da próxima, há outros oito lugares disponíveis, cuja entrada obedece ao ranking médio das últimas quatro épocas. Neste momento, o Benfica e o F.C. Porto estão muito bem posicionados tendo em conta que cada país apenas pode ter dois clubes, a não ser que haja campeões do mesmo país.
Mais atrás na classificação, Braga e Sporting têm bastante menos possibilidades de apuramento.