O avançado português Bernardo Silva foi suspenso por um jogo, após ter sido considerado culpado de conduta imprópria e ofensiva relativamente ao francês Benjamin Mendy, colega de equipa no Manchester City.
Corpo do artigo
11346381
Bernardo Silva foi ainda multado em 50 mil libras (42.875 euros ao câmbio de hoje) e ficou obrigado a frequentar um programa educacional, informou a Federação inglesa de futebol, em comunicado publicado no sítio oficial na Internet.
Em causa está um "tweet" publicado pelo internacional português com a imagem em criança de Mendy, do qual é amigo desde os tempos em que ambos jogavam no Mónaco, acompanhado da ilustração do boneco característico da marca de chocolates Conguitos, com a pergunta: "Adivinhem quem é?".
Para a FA, o comentário de Bernardo Silva constituiu uma violação agravada do código de conduta "por ter incluído referência, implícita ou explícita, à raça e/ou cor de pele e/ou origem étnica".
A publicação levou a Associação de Combate ao Racismo "Kick Out" a pedir para que a FA tomasse medidas contra Bernardo Silva, que apagou quase de imediato o "tweet", lamentando que não seja possível "brincar com um amigo".
Na carta, enviada em sua defesa ao organismo federativo, Bernardo Silva juntou um depoimento de Mendy, no qual o companheiro de equipa no Manchester City afirmou não ter ficado ofendido.