O Sporting de Braga venceu este domingo com toda a justiça o Feirense por 3-0, com golos de Nuno Gomes, Alan e Ewerton, e regressou à terceira posição da Liga portuguesa de futebol à oitava jornada.
Corpo do artigo
O Sporting de Braga vinha de uma derrota "mal digerida" em Leiria e de um empate na Liga Europa, na quinta-feira, diante do Maribor, e o treinador, Leonardo Jardim, disse na antevisão querer dissipar dúvidas sobre a capacidade do plantel para jogar nas diversas competições.
Apesar de a vitória ser clara, o jogo deste domingo não lhe permite tirar muitas conclusões, porque a oposição do Feirense foi globalmente pobre, mas, ainda assim, o técnico pode ficar satisfeito com a eficácia ofensiva demonstrada, uma melhoria em relação aos últimos jogos.
Nos últimos quatro jogos, o Feirense somou apenas dois pontos e está agora mais perto dos últimos lugares.
O jogo, que se desenrolou debaixo de chuva intensa, teve praticamente sentido único na primeira parte e, logo aos cinco minutos, Nuno Gomes pôs à prova Paulo Lopes após solicitação de Lima.
O golo não demorou muito e chegou aos 13 minutos: canto de Hugo Viana, desvio precioso de Lima ao primeiro poste e Nuno Gomes, no segundo, a só ter de encostar, fazendo o seu quarto golo no campeonato.
Aos 27 minutos, o Feirense criou muito perigo e quase aproveitou uma má saída de Quim após um livre, mas a bola acabou por ser desviada por um defesa bracarense para canto.
Quim Machado mexeu ainda na primeira parte, colocando Diogo Rosado, jogador emprestado pelo Sporting, no lugar de Diogo Cunha, mas foi o Sporting de Braga a acabar por "cima" o primeiro período.
O Feirense entrou na segunda parte com outra atitude, a querer ter mais posse de bola e, aos 58 minutos, esteve mesmo perto do empate, mas Jonathan desaproveitou um grande centro de Pedro Queirós e, sem oposição, cabeceou contra Quim.
Pouco depois, aos 63 minutos, Alan "matou" o jogo com um grande golo, um fantástico "chapéu" sobre Paulo Lopes, mesmo apertado por um defesa adversário.
O Feirense ainda tentou reagir e até obrigou Quim a empenhar-se, após um remate de Carlos Fonseca já perto do final, mas antes já a equipa da casa tinha aumentado a vantagem, por Ewerton (79 minutos), que, de cabeça, correspondeu da melhor maneira a um canto de Hugo Viana e sentenciou a partida.