Treinador Paulo Fonseca adivinha "muitas dificuldades" no jogo desta quinta-feira (20.05 horas) com clube holandês, mas quer "marcar com uma vitória" o regresso da Liga Europa de futebol à "pedreira", após dois anos de jejum do clube minhoto na UEFA.
Corpo do artigo
O hino da Liga Europa volta a soar no Estádio Municipal de Braga e o S.C. Braga avança para a segunda jornada com ideias claras. O jogo com o Groningen tem uma equação simples: é para somar a segunda vitória, que deixará a equipa minhota bem lançada para os 1/16 de final.
Vai quase para quatro anos que a "pedreira" não festeja uma vitória nas competições europeias de clubes - a última foi em Novembro de 2011, frente ao Birmingham City (1-0), na mesma fase de grupos da Liga Europa -, mas o S.C. Braga quer retificar o registo dos últimos seis jogos caseiros na UEFA (um empate e cinco derrotas) e dar um passo de gigante no Grupo F.
Após o triunfo da primeira jornada, no campo do Slovan Liberec (1-0), o S.C. Braga ficará em posição privilegiada se vencer a equipa holandesa, que saiu derrotada da primeira jornada, em casa, pelo Marselha (0-3). Contas simples e um cenário risonho, a que o treinador do Braga pretende dar continuidade no jogo com os holandeses.
"Temos noção da importantância do jogo e sabemos que uma vitória será muito importante para o nosso caminho nesta fase de grupos. Também sabemos que estamos numa boa fase, mas só um Braga ao melhor nível, de rigor e de exigência, poderá ganhar a uma excelente equipa, detentora da Taça da Holanda. E nem nos deixamos iludir pela derrota do Groningen, em casa, com o Marselha. Será um jogo difícil'', disse Paulo Fonseca, ao início desta tarde de quarta-feira, na conferência de imprensa de lançamento do jogo com os holandeses.
Paulo Fonseca terá de ultrapassar outras dificuldades: Baiano, André Pinto e Ricardo Ferreira, todos defesas, saíram lesionados do dérbi com o Vitória e não poderão jogar com o Groningen. O treinador do Braga lamenta, mas não se queixa. "Temos de ver por outro lado. As lesões abrem possibilidades a outros jogadores. E eu confio em todos os jogadores do plantel. Os que vão entrar vão dar uma boa resposta e a equipa não vai ressentir-se", garante Fonseca.
Uma das alternativas poderá o defesa central brasileiro Arghus, que chegou à "pedreira" no último mercado e que tem estreia à vista. O ex-central do Maribor deverá formar a dupla de centrais com o brasileiro Boly.
A lista de convocados será divulgada ainda nesta tarde de quarta-feira.