Poveiro de gema, dragão admirado, o ex-defesa colocou um ponto final na carreira, aos 40 anos. Para trás, ficam centenas de jogos, vários títulos e demasiados golos para quem é talhado para os evitar. O Apollon Smyrnis (Grécia) foi o último emblema que defendeu.
Corpo do artigo
783 JOGOS
Ao longo de duas décadas, Bruno Alves disputou centenas de partidas. Ao todo, foram 783, a maior fatia (174) conseguida ao serviço da equipa principal do F. C. Porto. Estreou-se profissionalmente pela equipa B dos dragões, em 2000, emigrando pela primeira vez em 2004, antes de sequer se ter estreado pela equipa principal dos dragões. Seis anos depois, voltou a sair de Portugal, desta vez para nunca mais voltar ao futebol português. O outro clube que mais contou com Bruno Alves foi o Fenerbahçe (101 jogos).
17 TÍTULOS
Sete vezes campeão nacional, Bruno Alves termina a carreira com 17 títulos, a maioria conquistados em Portugal. No entanto, o maior troféu foi festejado ao serviço da seleção, quando Portugal se sagrou campeão da Europa.
11 CLUBES
A carreira de Bruno Alves passou por seis países diferentes, tendo representado 11 clubes. Em Portugal, passou por Varzim, F. C. Porto, Farense e V. Guimarães. Defendeu ainda as cores de Cagliari e Parma (Itália), AEK e Apollon Smyrnis (Grécia), Fenerbahçe (Turquia), Rangers (Escócia) e Zenit (Rússia).
96 INTERNACIONALIZAÇÕES
Estreou-se pela seleção em 2007, frente ao Kuwait, iniciando aí um percurso de mais de dez anos ao serviço de Portugal. É o oitavo mais internacional de sempre.
CURRÍCULO
Campeão em três clubes e em três países diferentes
Bruno Alves passou boa parte da carreira em clubes que lutavam por títulos. Entre 2005 e 2015, defendeu as cores de um dos grandes clubes de Portugal, da Rússia e da Turquia, e acabou por festejar em todos eles, com destaque para os sete títulos de campeão nacional acumulados. Quatro desses títulos (todos consecutivos) foram de azul e branco, seguindo-se dois com a camisola do Zenit de São Petersburgo, antes de rumar ao Fenerbahçe, ao serviço do qual conquistou um campeonato em três temporadas.
GOLEADOR
Defesa com mais golos marcados por Portugal
Foram cerca de 55 os golos que Bruno Alves marcou ao longo da carreira, o que para um defesa é um registo considerável. Para se ter uma ideia deste instinto goleador, dois factos saltam à vista. À exceção de AEK e Apollon Smyrnis, curiosamente os dois da Grécia, marcou golos por todos os outros clubes que representou. Para além disso, marcou 11 golos com a camisola da seleção A de Portugal: só 18 jogadores marcaram mais do que ele, que é o defesa mais goleador da história da equipa das quinas.
LONGEVIDADE
Apanhar sol todos os dias e o cuidado com a comida
Quando chegou ao Parma, em 2018 e com 36 anos, todos se surpreenderam com a boa condição física do central português. O treinador da equipa italiana, Roberto D"Aversa, chegou a dizer que "Bruno Alves é tão obcecado como Cristiano Ronaldo no cuidado com o corpo e com a alimentação", algo confirmado, mais tarde, pelo próprio. "Alimento-me muito bem, estudo bastante esses temas para me proteger ao máximo. Todos os dias apanho sol", partilhou numa entrevista à "Eleven Sports".
RAÍZES
Família de futebolistas e a paixão pelo futevólei
Não é de admirar que Bruno Alves tenha feito carreira como futebolista. O pai, Washington Alves, também o foi, tendo representado clubes como Flamengo, Varzim, Rio Ave ou Famalicão, e plantou as sementes. Também os irmãos, Júlio Alves, que chegou a representar o Besiktas, e Geraldo, que passou por AEK ou Steaua Bucarest, deram jogadores. As raízes, neste caso a proximidade com a praia, notam-se ainda no "hobby" preferido: joga futevólei regularmente e até tem torneios com o seu nome.