Bruno Lage dá a baliza a Samuel Soares e elogia o trabalho de Tozé Marreco no Farense
Bruno Lage, treinador do Benfica, fez a antevisão da deslocação até Faro para a Taça de Portugal, num duelo agendado para terça-feira. Dos elogios a Tozé Marreco, a titularidade de Samuel Soares, a ambição de ser campeão e até a importância da palavra consistência. O técnico falou um pouco de tudo.
Corpo do artigo
"Aquilo que falámos nos primeiros meses de trabalho foi sobre união, e isso gerou a possibilidade de estarmos fortes, jogar bem, unirmos cá dentro e com os adeptos. Aquilo que queremos ter neste momento é consistência. Perceber que não podemos perder união, mas continuar a trabalhar e ser consistente. E essa consistência tem de partir dos jogadores e equipa técnica, sabendo que temos de jogar de três em três dias. Por vezes, queremos que as rotinas se mantenham, que o onze se estabeleça, mas ao mesmo tempo não podemos esgotar os jogadores e lesioná-los, por isso temos de nos agarrar a esta palavra", começou por dizer Bruno Lage aos jornalistas.
A qualidade implementada pelo técnico adversário no "leões de Faro" não passou ao lado ao técnico encarnado no momento de fazer uma avaliação do adversário.
"Um jogo muito difícil. Tivemos um jogo difícil na primeira mão. O Tozé [Marreco] tem feito um trabalho fanstástico na recuperação, salvo erro, com ele, o Farense tem cinco vitórias, cinco empates e três derrotas. Uma equipa muito competente e, seguramente, também vai querer fazer um jogo que permita seguir em frente. Mas nós, depois de vencer a Taça da Liga, também pretendemos estar na final. Por isso, amanhã, temos de fazer um jogo muito bom e seguir em frente"
Já a preparação do compromisso da Taça de Portugal, num período tão curto, vai seguir a mesma metodologia que a da semana anterior, que, de resto, valeu uma conquista aos encarnados.
"A equipa bem de jogos consecutivos e temos de saber recuperar os jogadores, quer no lado fisíco e emocional. Não é fácil. Chegamos a Lisboa por volta das 3h, eu a casa às 4h, entre treinar no dia à tarde, e no outro dia de manhã, percebemos que era melhor os jogadores recuperarem bem, dormirem e estar com a família. Hoje estamos cá para jogar com o Farense, uma equipa que já tínhamos jogado. É seguir com o mesmo plano exatamente da Taça da Liga, a seguir ao Braga", explicou.
Samuel Soares e mais 10
Bruno Lage confirmou, ainda, uma titularidade: "Sobre o plantel, o que posso dizer é que a única certeza que tenho é que o Samu vai jogar. O mercado pode mexer com os jogadores, mas o que eu quero é que, a qualquer momento, estejam disponíveis para jogar, com respostas como aquela que o Schjelderup. Vou estar sempre atento ao trabalho deles e quem quiser ter a oportunidade tem de olhar para isso. O Samu tem feito um trabalho fantástico, merece mais do que aquilo que teve, mas aquilo que lhe posso dar é o jogo de amanhã".
No final da festa da Taça da Liga, o Benfica publicou imagens e vídeos, no qual, sobretudo, destaca-se o momento em que Bruno Lage disse à equipa que iam vencer a competição. Quando questionado se conseguia fazer a futurologia para o campeonato, o técnico disse que ainda não tem "uma bola de cristal".
"Não adivinho as coisas. Nem tento acertar. Percebo muito bem o grupo que tenho. O vídeo não mostra um treinador que adivinha, mostra um treinador convicto dos jogadores que tem à sua disposição. Temos um plantel muito bom e se encontrarmos a tal consistência podemos disputar o título que tanto desejamos. O que mais quero é, no dia a seguir a um jogo, passar no corredor em que temos uma réplica de todas as taças, que o do campeonato passe do 38 para o 39. Tal como já aconteceu com esta Taça da Liga. É isso que queremos", atirou.
Por fim, referiu que o Benfica tem de persistir, a par da final, em "controlar o jogo com bola" e fechou com o mercado de inverno, falando de eventuais contratações e saídas. "O Benfica tem de estar sempre atento ao mercado. Qualquer jogador que possa interessar é bem-vindo para ajudar. Se for ao contrário, sabem que têm de vir de carteira cheia. É sempre uma oportunidade de negócio", rematou.