O Clube Amigos do Basquete, clube da Liga portuguesa de basquetebol, anunciou ter desistido de participar nas competições europeias, quer nos masculinos quer no sector feminino, apesar de, desportivamente, as duas equipas terem garantido o acesso às mesmas.
Corpo do artigo
A revelação foi feita pelo presidente do clube madeirense, Francisco Gomes, garantindo ter já informado a Federação Portuguesa de Basquetebol, sobre a decisão tomada pelo clube, assente em factores financeiros e desportivos.
"Seria uma irresponsabilidade deixar que a ambição desportiva de ir à Europa, colocasse em risco o equilíbrio que estamos a tentar restituir às finanças do CAB. Concluímos que não podemos cometer o erro de participar, assumindo custos que muito oneram institucionalmente, baseados quase exclusivamente na esperança de receber subsídios públicos que os compensem, mas cujo pagamento é sempre incerto", justificou Francisco Gomes.
No plano desportivo, o dirigente adianta que o clube acredita que a participação das suas equipas nas competições europeias, "iria aportar às nossas equipas seniores um nível de desgaste psicológico e físico muito elevado, que facilmente poderia comprometer as respectivas campanhas nas competições nacionais", observou o presidente do CAB.