Lateral do F. C. Porto está recuperado da lesão nos adutores sofrida no início de novembro. Será opção na Taça da Liga.
Corpo do artigo
Na manhã seguinte à vitória em Guimarães, que manteve os dragões no terceiro lugar do campeonato, a cinco pontos do líder Benfica e a um do Braga, o treino do plantel portista no Olival trouxe a notícia da recuperação total de Zaidu. O internacional nigeriano já trabalha quase sem limitações e vai voltar às opções de Sérgio Conceição, quase três meses depois de se ter lesionado com gravidade na coxa esquerda.
Foi no dia 1 de novembro do ano passado que o lateral-esquerdo teve de ser substituído na segunda parte do jogo da Champions com o Atlético de Madrid, no Dragão, após sofrer uma rotura nos adutores. Seguiu-se um calvário de 11 semanas sem competir, que levou o nigeriano a falhar 11 jogos do F. C. Porto, cinco da Liga, quatro da Taça da Liga e dois da Taça de Portugal. A ausência forçada só não custou mais cara ao esquerdino, devido à paragem a que o campeonato esteve sujeito, devido à realização do Mundial do Catar, entre novembro e dezembro.
Zaidu já esteve na convocatória para a partida de sábado com o Vitória, mas acabou por ficar na bancada, por não estar ainda nas condições físicas ideais. Em princípio, o lateral já fará parte dos planos de Conceição na "final four" da Taça da Liga, em Leiria, nomeadamente na meia-final de quarta-feira com o Académico de Viseu, na qual poderá aproveitar para ganhar ritmo competitivo.
De resto, na meia-final da Taça da Liga com o Académico de Viseu perspetivam-se mudanças no onze portista. Conceição vai gerir o estado físico de alguns jogadores, até porque o jogo é depois de amanhã e a eventual final diante de Sporting ou Arouca será no sábado, ou seja, três dias depois.
Evanilson ainda parado
A outra baixa de peso no plantel azul e branco é Evanilson, que ainda tem algumas semanas de recuperação pela frente. O avançado brasileiro lesionou-se no ligamento lateral interno do joelho esquerdo, há um mês, na partida da Taça da Liga com o Gil Vicente, e só deverá voltar a competir em meados do próximo mês. O grande objetivo de Evanilson é estar disponível para jogar no clássico com o Sporting, em Alvalade, a contar para a 20.ª jornada do campeonato, que será realizada no fim de semana de 11 e 12 de fevereiro.