Sucesso do Mundial 2022 na base da pretensão do país do Golfo pérsico.
Corpo do artigo
O Catar pretende avançar com a candidatura à organização dos Jogos Olímpicos de 2036, revelou, esta quarta-feira, Hassan Abdullah al Thawadi, secretário-geral do Comité Supremo do país, garantindo total capacidade para uma edição de sucesso.
"O Catar pode organizar os Jogos Olímpicos da melhor forma e já anunciámos a nossa vontade de acolher o evento em 2036", afirmou o responsável, durante a participação no Fórum Económico de Doha, embora tenha vincado que a decisão cabe "aos especialistas".
O Catar quer seguir os passos de Paris, que sedia a competição em 2024, Los Angeles (2028) e Brisbane (2032). Segundo Al Thawadi, o país do Golfo Pérsico "ainda colhe os benefícios de ter acolhido o Campeonato do Mundo" de futebol em 2022 e as suas infraestruturas tornam-no "preparado para receber mais eventos em todas as áreas, e não apenas no mundo do desporto". Por isso, exigiu que o país "crie mais eventos que atraiam mais turistas de fora do Catar".
O impacto do Mundial 2022 no Catar teve impacto, sobretudo no turismo, que cresceu exponencialmente no ano passado e atingiu o auge durante a Taça Asiática deste ano. Durante o Campeonato do Mundo, o país recebeu mais de 1,8 milhões de adeptos no 'FIFA Fan Festival', local de 145 mil metros quadrados que recebia em média 70 mil visitantes por dia para assistir aos jogos e espetáculos ao vivo de diversos artistas.