Corredor da Rádio Popular-Paredes-Boavista vestiu primeira camisola amarela da 32.ª edição do Grande Prémio JN depois de vencer etapa inicial. Vianense, de 36 anos, ajudou a desenhar uma escapada e resistiu até ao final.
Corpo do artigo
Vitória da crença e persistência de César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) na jornada inaugural do Grande Prémio JN. O experiente corredor natural de Viana do Castelo, desafiou o peso dos seus 36 anos, arquitetando uma fuga que marcou a etapa, rematando-a com o triunfo e a respetiva camisola amarela inicial.
Com as bonificações amealhadas durante a escapada, mais o tempo extra por vencer a tirada, César Fonte tem agora oito segundos de vantagem para Rafael Silva (Efapel) e nove para André Ramalho(Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) que, respetivamente, completaram o primeiro pódio da classificação geral da corrida.
As emoções da tirada começaram a desenhar-se logo aos 10 quilómetros, quando Fonte, André Ramalho e Ignacio Martínez se escaparam do pelotão, e, em pouco tempo, começaram a construir umavantagem confortável. Os perseguidores não terão valorizado a inicial ousadia dos três aventureiros, e foram dando uma folga que, à passagem dos 50 quilómetros já era superior a sete minutos.
Pelotão reage tarde
Aí, terão soado os alarmes no pelotão, com a equipa da Fonte Nova-Felgueiras a assumir a primeira liderança, fazendo a diferença diminuir um pouco. Mas, foi só quando a Efapel, mais tarde apoiada pela ABTF-Feirense, começou a dar tração é que a diferença começou a cair com cadência , ainda assim, a um ritmo confortável para os fugitivos. O trio não se atemorizou, e com um entendimento perfeito foi-se segurando na frente da corrida, numa coesão que quase durou até ao final.
A cinco quilómetros da meta, o primeiro a ceder foi espanhol Iganacio Martinez, com Fonte e Ramalho a aguentarem-se com escassos segundos de vantagem. O pelotão acabou por devorar, também, o corredor da Credibom-LAAlumínios-Marcos Car, mas César Fonte, mesmo com a sombra dos perseguidores na reta da meta, acreditou, cruzando o risco final com dois segundos de vantagem, perante Rafael Silva (Efapel) e Sérgi Dardaer(High Level-GSport-Grupo Torno) que, respetivamente, completaram o pódio desta tirada inaugural.
Este domingo, na segunda etapa, o Grande Prémio JN/Leilosoc tem uma ligação de 156,7 km com partida e chegada em Valongo, em jornada com constante sobe e desce.