Novo contrato será oficializado em breve e contempla ajuste salarial. Cláusula de rescisão do central fica nos 45 milhões de euros.
Corpo do artigo
A renovação de Gonçalo Inácio está fechada e será em breve oficializada, como o JN já tinha dado conta, mas o facto da cláusula de rescisão não aumentar no novo vínculo mantém o defesa central no radar de alguns emblemas europeus, em especial o Newcastle, que em janeiro já acenou ao Sporting com 30 milhões de euros. A proposta, contudo, foi rejeitada pela SAD.
Um dos indiscutíveis para Ruben Amorim, somando mais de três mil minutos em todas as competições na segunda temporada na equipa principal, o jogador foi a grande novidade na convocatória de Fernando Santos para o decisivo play-off de apuramento para o Mundial de 2022, no Catar. Gonçalo Inácio terá o vencimento revisto em alta e mais que duplicará os 100 mil euros líquidos anuais que aufere atualmente, de modo a igualar-se com outros dos habituais titulares, aumentando também um ano em relação ao vínculo atual: de 2025 para 2026. No entanto, e sabe o JN, a cláusula de rescisão manter-se-á nos 45 milhões de euros, situação que não afastará potenciais interessados.
É esperado que o Sporting mantenha a postura de janeiro e remeta ofertas para a cláusula de rescisão, uma vez que Palhinha se encontra no mercado e Matheus Nunes também pode ser negociado, evitando perder mais titulares com vista à temporada 2022/23. Ainda assim, os 45 milhões de euros não deverão afastar o Newcastle de voltar à carga, procurando negociar valores ligeiramente abaixo da cláusula, próximos dos 40 milhões de euros e a recente exposição que a chamada à seleção lhe deu poderá atrair outros emblemas.
O centro da defesa foi um dos cenários que a SAD leonina explorou ao nível das entradas em janeiro, mas os gastos com as chegadas de Marcus Edwards e Slimani e a ausência de um jogador com o perfil pretendido por Ruben Amorim acabaram por adiar essa ambição para o verão. A situação poderá ganhar mais força caso Feddal não renove e saia a custo zero ou se algum clube chegar a entendimento por Gonçalo Inácio. Dentro das soluções internas há Marsá, jovem espanhol que tem trabalhado com a equipa principal.