A Comissão Europeia está a analisar diversos clubes de futebol em diferentes países europeus por alegadamente terem recebido apoios estatais ilegais.
Corpo do artigo
"Estamos a analisar de forma ampla a situação de ajudas do estado a clubes de futebol na Europa, e nesse sentido enviámos um questionário a todos os Estados-Membros em 2012", frisou o porta-voz da Comissão Europeia (CE), Antoine Colombani.
O organismo comunitário, que em março anunciou uma série de investigações sobre o financiamento público de cinco clubes de futebol, entre eles o PSV Eindhoven, da Holanda, confirmou que a Bélgica é um dos países específicos sobre o qual a CE tem "informações solicitadas", mas sublinhou que "ainda não há qualquer inquérito oficial sobre isso".
O Real Madrid é outro dos clubes que está a ser alegadamente investigado por ter recebido apoio do Estado espanhol no negócio dos terrenos em redor do estádio do conjunto orientado por José Mourinho.
A Comissão Europeia, presidida por Durão Barroso, pretende averiguar todos os casos, uma vez que considera que este tipo de operações beneficia os clubes em condições e contratos favoráveis no uso de estádios e outro tipo de instalações desportivas.