Paços de Ferreira acolheu 320 atletas de todo o país, dos 10 aos 12 anos. Açores em estreia na nona edição.
Corpo do artigo
Paços de Ferreira transformou-se na "capital do basquetebol" durante cinco dias e acolheu aquele que é o maior encontro de minibásquete nacional e que encerra a época desportiva da modalidade. A Festa Nacional do Minibasquete, que aconteceu no concelho pacense pelo nono ano consecutivo, entre 3 e 7 de julho, contou com a participação de 320 rapazes e raparigas, com idades entre os 10 e os 12 anos.
Foi num ambiente de sã convivência que os miúdos participaram na competição, que tem como principal objetivo proporcionar um momento de prática desportiva conjunta a jovens de todo o país. Vieram de todo o Portugal continental, mas também das regiões autónomas da Madeira e dos Açores, estes últimos em estreia absoluta no evento.
Ao longo dos anos, a Festa Nacional do Minibásquete tem ganho reconhecimento e dimensão, pela preocupação que tem em, a par com a competição desportiva, procurar educar os mais novos praticantes da modalidade. "A nossa primeira preocupação é que seja sempre uma festa. Mas depois procuramos que este encontro seja um meio de os educar, de lhes transmitir valores", afirmou ao JN Sérgio Rosmaninho, diretor técnico do minibásquete na Federação Portuguesa de Basquetebol.
Esta vertente educativa do evento é conseguida através da realização de palestras e encontros, que aconteceram a par com os jogos. "Este ano, fizemos sessões sobre a ética no desporto, a não violência. Trouxemos ainda a Paços de Ferreira a seleção nacional de sub-20 masculina, que veio conviver e conversar com os miúdos", salientou o responsável pela organização.
Ao longo dos cinco dias da Festa, houve ainda tempo para vários momentos de lazer. Foi feito um arraial no Parque Urbano da cidade e houve um "peddy paper" à descoberta da história da cidade.
"O que quisemos foi passar a mensagem do que realmente importa neste escalão e nestas idades, que é desenvolver o gosto pela modalidade e sensibilizá-los para questões ligadas à prática desportiva", frisou Sérgio Rosmaninho.
E o objetivo foi conseguido. "O balanço é muito positivo, cumprimos o objetivo. O pretexto é jogar basquetebol, mas queremos é que os miúdos se divirtam e ganhem mais gosto pela modalidade e isso tem sido conseguido sempre", explicou Miguel Pereira, vice-presidente da Federação.
A Festa Nacional do Minibásquete em Paços de Ferreira é realizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol, em parceria com a Câmara Municipal e a Juventude Pacense, a equipa anfitriã que também participou na competição.