O treinador do F. C. Porto elogiou a qualidade do trabalho de Ruben Amorim nos leões – “tem soluções fáceis de entender e difíceis de travar” -, mas garante que os dragões vão a Alvalade para vencer, embora o jogo desta segunda-feira não seja decisivo nas contas do campeonato.
Corpo do artigo
“Estes jogos, independentemente do momento equipas e da pontuação, são sempre clássicos. É um jogo de Champions, que vai exigir estarmos ao mais alto nível, na questão da mentalidade, e esperamos estar à altura. É um clássico importante para nós, vale seis pontos – os três que se conquistam e os três que o adversário perde -, mas também tenho consciência que, como disse e bem o nosso presidente, não é decisivo”, afirmou, este domingo, Sérgio Conceição.
Dando a entender que Pepe tem hipóteses de jogar em Alvalade – “cada hora que passa é importante para percebermos isso. É um jogador importantíssimo para nós, dentro e fora de campo” -, o técnico portista admitiu que a forma de jogar de Gyokeres transformou o Sporting e obriga a muita atenção, mas não apenas em relação ao avançado sueco.
“O Sporting é diferente com o Gyokeres e um jogador com a qualidade do Paulinho ficar muitas vezes no banco quer dizer alguma coisa. Os suplentes para mim são reforços, o Sporting é muitíssimo equilibrado em todos os aspetos e momentos de jogo. Já estou aqui há sete anos e esperamos, como sempre, um Sporting competente – claro que temos de olhar para o adversário para definir algumas nuances do jogo, sem abdicar dos princípios da nossa equipa”, explicou Conceição, antes de garantir que, como sempre, só pensa num resultado.
“O Ruben e a sua equipa técnica têm feito um trabalho de altíssimo nível, são líderes da Liga, passaram a fase de grupos da Liga Europa. Apetrechou-se bem no mercado, tem alguns pontos fortes e faz parte do nosso trabalho dissecá-los. Mas também temos de olhar para o que não faz tão bem, porque não há equipas perfeitas, sempre com um objetivo: queremos ganhar este jogo”, referiu o técnico.
Numa jornada em que os jogos Braga-Benfica e Sporting-F. C. Porto podem mudar o topo da classificação, Conceição lembra que ainda falta muita maratona pela frente: “Espero que [o Braga-Benfica] seja um bom jogo, entre duas equipas que têm demonstrado e merecido estar junto aos primeiros lugares. Já disse algumas vezes que é um campeonato em que queremos ter consistência e solidez na conquista de pontos, porque todas as equipas vão perder alguns. Está difícil ganhar. Ainda não acabou a primeira volta e esta vai ser uma etapa importante para nós”.
Apesar de ter vencido o Sporting nos últimos cinco clássicos, o líder do plantel portista não dá nada como garantido para o duelo desta segunda-feira: “Já referi que o Ruben está a fazer coisas diferentes, os jogadores são diferentes. Este jogo vai ter a sua história, a sua vida, e vai ser diferente dos anteriores. O futebol é esse renascer constante, mesmo que seja entre as mesmas equipas em semanas seguidas”.
O presidente dos dragões teve um acidente de viação na noite de sábado, já teve alta e Sérgio Conceição até usou do bom humor para desejar que Pinto da Costa esteja presente em Alvalade: “Penso que teve alta de manhã. Está um bocadinho inchado no nariz e de certeza que não se importará com esse problema se ganharmos amanhã em Alvalade. Estou só a brincar, claro, e se calhar ele não achará muita graça”.
"Falei com o dr Carlos Magalhães e parece-me que está a recuperar e os meus votos é que possa estar com a equipa amanhã, em Alvalade, para ser um elemento importantíssimo, como é em todos os jogos. Às vezes basta o seu silêncio para ser importante, tenho muita vontade que esteja presente", desejou o técnico.