Queda do favorito Kaden Groves beneficiou o ciclista italiano, vencedor da 18.ª etapa. Portugueses Rui Oliveira e André Carvalho chegaram entre os primeiros.
Corpo do artigo
Alberto Dainese (DSM) venceu esta sexta-feira, ao "sprint", a 19.ª etapa da Volta a Espanha, na qual o norte-americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma) manteve as distâncias para os perseguidores na geral.
O italiano, de 25 anos, que já tinha vencido uma etapa no Giro deste ano, foi o mais forte no final dos 177,5 quilómetros de um percurso plano entre La Bañeza e Íscar, cortando a meta à frente do compatriota Filippo Ganna (INEOS) e do neerlandês Marijn van den Berg (EF Education-EasyPost). A discussão pela vitória surgiu pouco depois de uma queda em que esteve envolvido o australiano Kaden Groves, teórico favorito ao sprint, desta forma impedido de lutar pelo triunfo.
Os portugueses Rui Oliveira (UAE Emirates) e André Carvalho (Cofidis) foram, respetivamente, 11.º e 12.º, com as mesmas 3:42.09 horas do vencedor. Quanto a João Almeida (UAE Emirates), perdeu alguns segundos, mas manteve o nono lugar da geral, agora a 10.20 minutos de Sepp Kuss.
No sábado, a 20.ª etapa será o último teste à liderança do norte-americano, que tem 17 segundos de vantagem sobre o dinamarquês Jonas Vingegaard e 01.08 minutos sobre o esloveno Primoz Roglic, ambos companheiros de equipa na Jumbo-Visma. Os 207,8 quilómetros entre Manzanares El Real e Guadarrama assemelham-se a uma clássica, com uma dezena de contagens de montanha de terceira categoria no percurso.